Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/03/2008 - O Estado de Minas Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP vai investigar fraude em concurso no interior de MG

Por: Daniel Antunes


O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar o concurso público da Prefeitura de Ipaba, a 250 quilômetros de Belo Horizonte, no Vale do Aço, informou o promotor Fábio Finotti, curador do Patrimônio Público da Comarca de Ipatinga. Entre os candidatos aprovados estão parentes do prefeito José Vieira de Almeida (DEM). Segundo o promotor, o MPE pediu à administração municipal documentos sobre o concurso. Na semana passada, o advogado Denner Franco Reis fez representação à Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Ipatinga, pedindo a anulação do concurso.

Se forem constatadas irregularidades, as provas podem ser anuladas. “Temos prazo de até um ano para investigar, mas, mesmo homologado, se for comprovada atitude ilícita, o concurso pode ser anulado e os responsáveis terão que ressarcir o patrimônio público e quem se sentir lesado”, disse.

Há duas semanas, pessoas ligadas ao grupo político do ex-prefeito e pré-candidato à prefeitura Geraldo dos Reis Neves (PMDB) entraram com representação na promotoria, denunciando o favorecimento de pessoas e improbidade administrativa na aplicação das provas. Entre os documentos requisitados, estão a cópia integral do edital do concurso; relação dos nomes, qualificação e endereços dos integrantes da comissão organizadora e responsáveis pela elaboração e correção das provas; e lista dos candidatos inscritos, com indicação das notas obtidas por todos os que participaram e cópias das provas. A prefeitura tem 15 dias para fornecer as informações.

O concurso foi realizado em 24 de fevereiro e o resultado divulgado dia 10. Foram oferecidas 110 vagas, a maioria para cargos de nível médio. Houve 267 candidatos inscritos. Da listagem dos aprovados, constava o nome da mulher do prefeito, Izaltina Martins de Almeida que disputou com outros três candidatos o posto de secretária-executiva da prefeitura. Além dela, seus três filhos também foram aprovados. Clélia e Clevison Almeida Martins aparecem como os segundos colocados nos cargos de auxiliar de assistência social e operador de máquina, respectivamente. O outro irmão, Cleivison Almeida, foi o único selecionado para a vaga de chefe de serviços. Essa função foi disputada com outros oitos candidatos.

Dois sobrinhos do prefeito também figuram na lista dos aprovados, que inclui ainda a filha do vice-prefeito José Celestino Pena (PSB), Janaina Silus. Ela foi a primeira colocada para o cargo de atendente de consultório dental da prefeitura. O secretário da Saúde, Weber Freire Pascoal, foi aprovado para a vaga de motorista, recebendo salário mínimo, e o secretário de Tributos, Everton dos Reis Couto, conquistou o cargo de encarregado de serviços, também com salário mínimo. O prefeito não comentou a decisão do MP.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 316 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal