Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/06/2006 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação contra golpe a empresários prende 23

Por: Léo Gerchmann


Vinte e três pessoas, dentre as quais um policial militar do Rio Grande do Sul e um policial civil de Goiás, foram presas nesta segunda-feira após a realização de uma operação conjunta envolvendo os ministério públicos estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, São Paulo e Distrito Federal, além da Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Sul. O motivo foi um golpe aplicado em pelo menos 14 empresários.

A atuação do grupo se concentrou mais no Rio Grande do Sul, mas atingiu os outros Estados e Distrito Federal. Dos 23 presos, 16 foram capturados no Rio Grande do Sul e os outros sete em Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.

O golpe consistia na seguinte estratégia: os integrantes do grupo se aproximavam de empresários em eventos como feiras e exposições, identificavam o potencial financeiro do seu alvo e, dizendo ter ligações com políticos e autoridades do Banco Central, contavam que poderiam conseguir 30% de desconto na conversão de dólares para reais com a finalidade de quitar dívidas.

O empresário era atraído para um local, levava seus dólares e, no caminho para receber seus reais, deparava com uma falsa barreira policial. Em meio a um tiroteio forjado, o empresário fugia.

Depois, quando ele tentava reaver seus dólares, o responsável pelo golpe dizia que o dinheiro ficara retido na barreira policial e que nada poderia ser feito.

O esquema vinha operando pelo menos desde julho de 2005. A Promotoria Criminal estima que os prejuízos cheguem a cerca de R$ 3 milhões. Os presos serão indiciados por estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 421 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal