Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/03/2008 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresário é preso em SC acusado de lavagem de dinheiro


Um empresário da cidade de São José (SC) foi preso nesta quarta-feira pela Polícia Federal de Santa Catarina, acusado de participar de uma quadrilha internacional que lavava dinheiro obtido com tráfico de drogas vendidas nos Estados Unidos, além de praticar descaminho. A prisão faz parte da Operação Paralelo.

Segundo a PF catarinense, o empresário -cujo nome não foi revelado- mantinha empresas em nome de "laranjas" no Brasil e nos Estados Unidos, que movimentava dinheiro para clientes usando o esquema de dólar-cabo. Além disso, mantinha uma empresa de fachada -uma loja de produtos de informática- onde vendia produtos irregularmente trazidos do exterior.

As investigações sobre a quadrilha começaram nos Estados Unidos, feita pelo DHS (Departamento de Segurança Internam, na sigla em inglês).

Após a uma apreensão de cocaína no Estado da Geórgia, eles iniciaram a busca do caminho do dinheiro utilizado para financiar o negócio e para ser "limpo". A investigação então chegou ao braço brasileiro da quadrilha, quando a Polícia Federal foi contatada para colaborar.

Após alguns meses de investigação, verificou-se que o dinheiro conectado à droga apreendida nos EUA transitou por contas administradas por doleiros brasileiros.

Para esta operação foram expedidos dois mandados de prisão para as principais lideranças da organização criminosa, além de três mandados de busca e apreensão. Durante as buscas foram arrecadados documentos e materiais de informática.

Os membros da suposta quadrilha deverão responder pelos crimes de evasão de divisas, descaminho e lavagem de dinheiro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 235 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal