Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/03/2008 - Correio Braziliense Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quadrilha do passe é investigada pela polícia civil

Por: Thomaz Pires


A Delegacia de Falsificação e Defraudação (DEF) retoma nesta segunda-feira as ações para coibir fraudes cometidas por cobradores nos transportes coletivos da cidade. Após mais de um mês de investigação, a polícia conseguiu identificar uma quadrilha que aplicava golpes nas catracas dos ônibus. Com um bilhete de Passe Livre, restrito aos portadores de necessidade especial, os cobradores desviavam o dinheiro da passagem e registravam o uso do benefício nas catracas. A polícia estima que cada integrante do bando arrecade uma média de R$ 200 por dia com a prática.

A última investida dos policiais ocorreu na tarde desta sexta-feira. Ao todo, 20 agentes entraram disfarçados em algumas linhas de ônibus. Eles conseguiram deter 12 pessoas. Dessas, apenas dois cobradores foram flagrados com o Passe Livre para portadores de necessidade especial. Os funcionários Valdi Luiz Campos, 39 anos, e Willian Cardoso Fávila, 32 anos, confirmaram a prática. Eles permanecem na carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e deverão responder por crime de furto mediante fraude, que prevê entre dois e oito anos de prisão.

As suspeitas da polícia sobre a fraude foram reforçadas com informações passadas pela Secretaria de Transporte. A pasta faz um acompanhamento mensal do uso de cada beneficiário. Em alguns casos, ficou constatado o uso de 60 vezes do passe no mesmo dia. Para o secretario interino de transporte, Júlio Urnau, a ousadia dos cobradores acabou facilitando os trabalhos da polícia. “Eles acharam que a gente não perceberia esse uso exagerado. É por meio desses registros que iremos avançar as apurações em parceria com a polícia”, explica. A polícia ainda investiga se o golpe acontece com a ajuda dos contemplados pelo cartão ou se os cobradores e motoristas agem de forma independente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal