Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/03/2008 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Desde início do real foram identificados R$ 150 milhões falsos


O Banco Central informou que desde 1994, quando o real se tornou a moeda oficial brasileira, foram identificados R$ 150 milhões em notas falsas. A soma, porém, não é considerada relevante porque equivale ao custo que o Bacen tem para repor notas danificadas. A cédula preferida pelos falsários é da 50 reais, que responde por 70% das falsificações.

As informações foram dadas pelo especialista do Banco Central, Manoel Tavares, ao Primeira Notícia da FM 104,7. Tavares disse ainda que a melhor maneira de evitar prejuízos e receber uma nota falsa é a conferência.

“A nota verdadeira tem alguns detalhes. O papel é mais espesso, rugoso, feito da polpa do algodão, enquanto os outros são lisos. A tinta usada também é especial, dá o relevo. Ainda tem marca d’água, imagem latente e registro coincidente”, explicou.

Outra orientação é para, no caso de ciência da falsidade, não tentar passar a nota adiante porque essa prática, assim como a falsificação, é crime. Caso a cédula falsa tenha sido pega em banco, este é obrigado a restituir o cliente.

“Se houver recusa, deve-se procurar o gerente ou o Bacen. Se não resolver, pode registrar ocorrência, ir ao juizado de pequenas causas e solicitar, inclusive, indenização por danos morais”, alertou o especialista.

Para ajudar comerciantes e outros interessados, o Bacen promove, em parceria com o Senac, palestras de orientação para identificação de notas falsas. A iniciativa faz parte do Programa de Divulgação dos Elementos de Segurança do Real. O especialista Manoel Tavares foi responsável pela explanação, que aconteceu no dia 12 de março na Escola do Varejo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 193 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal