Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/03/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP alerta para golpes de seguradoras de carros


Quem tem seguro de carro pode estar sendo lesado sem saber. O Ministério Público já comprovou o envolvimento de seguradoras em crimes como estelionato e falsificação de documentos.

O publicitário Fernando Domingos, que foi vítima de seguradora, faz parte de uma ONG criada para dar voz a estes consumidores. "Quando eu comecei esta investigação por conta própria eram dezenas de pessoas, que passaram a centenas e milhares de pessoas como eu", disse.

O Ministério Público de São Paulo está processando seguradoras por crimes como estelionato, falsificação de documento público, ameaça a consumidores, coação de testemunhas, provas forjadas e formação de quadrilha ou bando.

O promotor José Luiz Bednarski explica como o crime ocorre. “Os representantes de seguradoras e os policiais abordam o consumidor e deixam bem claro: 'ou você desiste do recebimento do seguro ou então você será indiciado e processado por estelionato, porque nós temos aqui um documento paraguaio de compra e venda do seu veículo na data que você disse que havia sido furtado'.”

Dona Maria Isabel diz que foi acusada e humilhada na delegacia onde foi denunciar o roubo do carro do filho. “Primeiro, disseram que eu era o chefe da quadrilha internacional", conta.

Além de praticar esses crimes, as seguradoras também lucram com a desinformação dos consumidores. Está no contrato: a franquia do seguro só precisa ser paga quando, por exemplo, o carro tiver que ser consertado. Se outro veículo foi amassado, o reparo dos danos desse terceiro envolvido deve ser feito pela seguradora sem o pagamento de nenhuma franquia.

O presidente do Sindicato das Oficinas de São Paulo, que também se sentem prejudicadas pelos golpes, acaba de encaminhar várias denúncias à Secretaria da Justiça. "É um ciclo que tem colocado principalmente a vida do consumidor em risco", diz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 270 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal