Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/03/2008 - O Globo Online / BBC BRasil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco Central da Etiópia busca ouro falso em seus cofres


O Banco Nacional da Etiópia recebeu ordens do Parlamento para fiscalizar todo o ouro de seus cofres para determinar sua autenticidade, depois da descoberta de que parte do que tinha comprado por milhões de dólares era, na verdade, aço banhado a ouro.

A primeira pista de que havia algo errado com o metal surgiu quando o Banco Central da Etiópia exportou um carregamento de barras de ouro para a África do Sul.

Os sul-africanos mandaram o carregamento de volta à Etiópia afirmando que o metal não passava de aço dourado.

Uma investigação revelou que o banco etíope tinha comprado um carregamento de ouro falso de um fornecedor, que já está preso.

Outras pessoas foram presas, incluindo um sócio do principal acusado, autoridades do Banco Central e químicos do Departamento de Pesquisa Geológica da Etiópia, que eram os responsáveis por analisar os carregamentos de ouro comprados pelo banco para verificar se o metal era verdadeiro.

Inspeção

Também foi descoberto um outro lote de ouro falso nos cofres do banco. Desta vez, o lote já estava nos cofres havia vários anos, depois de ter sido apreendido com contrabandistas que tentavam levar o metal para o Djibuti.

O Comitê de Finanças e Orçamento do Parlamento etíope ordenou a inspeção de todo o ouro nos cofres do banco nacional. Um relatório do auditor-geral deve ser apresentado ao Parlamento da Etiópia.

O ouro é extraído em grandes quantidades na Etiópia e os que quiserem vender o metal para o Banco Central precisam submeter o ouro a testes e conseguir o certificado do Departamento de Pesquisa Geológica.

Ainda não se dabe se o banco comprou ouro falso ou se o ouro verdadeiro que estava nos cofres foi trocado por aço dourado, mas o certo é que a fraude custou ao Banco Central muitos milhões de dólares.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 197 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal