Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/03/2008 - O Estado de Minas Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpistas prometem emprego na Espanha

Por: Daniel Antunes


A falsa promessa de emprego e estabilidade financeira, na Espanha, trabalhando na construção civil, levou cerca de 30 pessoas de Governador Valadares e outras cidades do Vale do Rio Doce a cair num golpe de estelionato. O crime vinha ocorrendo há pelo duas semanas, mas só foi descoberto na quarta-feira, depois que um grupo de trabalhadores foi à sede da Construtora Dias, que teria contrato de trabalho com outras construtoras da Espanha, para acertarem os últimos detalhes da viagem. Para surpresa de todos, o estabelecimento estava com as portas fechadas. A polícia Militar foi acionada, mas a Polícia Federal (PF) assumiu o caso, instaurou inquérito e, no início da noite de ontem, invadiu o prédio da construtora em busca de provas da irregularidade.

Para não atrapalhar as investigações, a PF não quis revelar o nome do suposto estelionatário. Segundo o delegado que preside as investigações, Cristiano Campidelli, o criminoso se passava por sócio da construtora e há duas semanas anunciou em um jornal local vagas de emprego para a construção de um prédio na Espanha. Em uma semana mais de 30 pessoas, interessados na oferta, procuraram pela construtora. Para os trabalhadores que já tinham passaporte, eram cobrados R$ 500 para que fosse providenciada toda documentação incluindo as passagens. Já aqueles que não tinham passaporte era cobrado R$ 600. A proposta era um contrato de um ano, com salários variando entre 950 e 1,4 mil euros, incluído hospedagem e alimentação.

A primeira turma de trabalhadores viajaria no último sábado para a Europa, enquanto a segunda no início de abril. Na sexta-feira, algumas das vítimas foram informadas por uma secretária da construtora, de que as viagens haviam sido adiadas, devido a um erro na emissão das passagens, mas que até a quarta-feira, tudo estaria regularizado e o grupo enfim seguiria para a Espanha.

Na quarta-feira, ao procurar o escritório da empresa, a informação era de que as porta estavam fechadas desde segunda feira. Revoltados, alguns trabalhadores chegaram a cogitar a possibilidade de invadir o local. A PM foi acionada e encaminhou o boletim de ocorrência para a PF. "Já estávamos investigando essa empresa há alguns dias, mas não tínhamos ainda a certeza do crime. Tão logo fomos procurados por um grupo de pessoas lesadas, intensificamos as investigações" comentou Campidelli. De acordo com ele, a polícia federal começou a desconfiar do caso devido ao aumento de procura de passaportes por pessoas que afirmaram estar com contrato de trabalho assinado na Espanha.

Ontem, oito pessoas entre elas a secretária da empresa foi ouvida na sede da PF. O desempregado Ozires Martins dos Anjos, de 22 anos disse que tão logo pagou as taxas para trabalhar na Espanha, pediu demissão do emprego - motorista de uma empresa de ônibus da cidade - e começou a se preparar para a viagem. "Já tinha morado em Portugal e gostaria de voltar a viver na Europa. Investi o último dinheiro que tinha nisso e espero ser ressarcido" reclamou.

Na porta da empresa, foi intensa a movimentação das vítimas que buscavam informação sobre o estelionatário. O ajudante de pedreiro Claudinei Otoni, 22 anos disse que além de perder dinheiro, está preocupado com os documentos que deixou nas mãos do falso contratante. "O medo é de que essa pessoa use meu nome e documentos para outros crimes e me prejudique ainda mais" comentou.

A suspeita da polícia é de que mais pessoas de outras cidades da região tenham caído no golpe. "Essas notícias de promessa de emprego, se espalham rapidamente e atraem muitas pessoas" comentou o delegado. A reportagem tentou entrar em contato com a empresa pelo telefone anunciado na porta da empresa, mas ninguém foi encontrado para falar sobre as denúncias.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 282 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal