Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/03/2008 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Convergência na nova geração de segurança bancária


Expositores do Ciab Febraban mostram produtos que agregam certificação digital, certificação de atributos, reconhecimento facial e até impressão digital.

Já não basta apenas o certificado digital ou a identificação por biometria. As grandes companhias de TI têm desenvolvido, cada vez mais, novos produtos que ofereçam mais de um recurso de segurança, no sentido de aumentar a tranqüilidade no momento de realizar operações bancárias. Entres os 69 expositores do Ciab Febraban 2008, várias soluções com convergência de tecnologias serão apresentadas.

A Microsoft Brasil e a Serasa, por exemplo, desenvolveram conjuntamente, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp, unidade Bauru) uma solução de Certificado de Atributo Digital, que qualifica as pessoas envolvidas em uma operação eletrônica, possibilitando com isso uma verificação automática de suas habilitações para executar a operação. “Assim, além da identificação da pessoa envolvida em uma operação eletrônica, conferida pelo certificado digital, é possível saber, por meio dos certificados de atributo digitais, se a pessoa possui as qualidades necessárias para executar esta operação” afirma Igor Rocha, gerente de Certificação Digital da Serasa.

Como exemplos de atributos temos profissão, cargo de ocupação em uma empresa, registro em entidade de classe, alçada e limites de assinatura de contratos, entre outros.

Uma mesma pessoa pode ter vários certificados de atributo digital, cada qual emitido por uma entidade chamada Autoridade Certificadora de Atributos (ACA), que é a responsável por validar se o indivíduo de fato possui uma determinada qualidade a ela associada e gerar o correspondente Certificado de Atributo Digital.

Na parceria de desenvolvimento dessa solução, a Serasa como primeira Autoridade Certificadora privada homologada pela ICP-Brasil para a emissão de todos os certificados digitais previstos na legislação brasileira, empregou toda sua expertise sobre a tecnologia de certificação digital e de atributo. Já a Microsoft ficou responsável por desenvolver a aplicação a partir do padrão Open XML. “Escolhemos um formato aberto para o uso de documentos eletrônicos, o que torna mais prática as atualizações dos dados de cada portador do Certificado de Atributo Digital”, explica Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft Brasil.

Biometria e impressão digital - Já a Perto mostrará ATMs com reconhecimento facial e finger print (impressão digital), que permitem uma dupla garantia de segurança. A concepção desses equipamentos de auto-atendimento praticamente elimina as fraudes.

Outro produto, desenvolvido para a retaguarda das agências bancária, o Terminal Reciclador de Cédulas, agrega a tecnologia da imagem, como elemento de segurança, o que confere ao produto agilidade e confiabilidade nas operações de saque. Esse produto já está em teste em agências de um grande banco brasileiro.

Durante o Ciab Febraban 2008 a Perto apresentará em seu estande inovações em ATMs, equipamentos para imagens e segurança, Mini Agências, POS e impressoras. Com estrutura modular, os equipamentos podem incorporar novas funções na medida da necessidade dos clientes.

TI Verde inaugura os eventos preparatórios. nove países já confirmados - A largada para o Ciab Febraban ocorrerá já em março, com a realização de uma série de eventos preparatórios e de um road show pelos países da América Latina. O primeiro deles será sobre “Green IT” (Tecnologia da Informação ecologicamente responsável). Patrocinado por IBM e HP, será realizado no dia 13, quinta-feira. Os eventos preparatórios, iniciativa lançada em 2007, reúnem representantes dos bancos e de empresas de TI. O objetivo é produzir, a partir de discussões, material que possa servir como base para os debates a serem realizados durante os três dias do Ciab.

Já o Road Show tem como objetivo apresentar o Ciab Febraban – e o sistema financeiro nacional – às associações de bancos na América Latina. Essas visitas são realizadas desde 2005. Estão confirmados para esse ano, eventos nos seguintes países: Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, México, Venezuela, Colômbia e Equador. A Febraban está decidindo se inclui também o Paraguai no seu roteiro de apresentações internacionais. Os patrocinadores dessas atividades são a IBM, Perto, Itautec e HP e, em 2007, esses encontros foram realizados em nove capitais do continente reunindo 800 participantes.

Outra iniciativa a ser repetida é o “Espaço Inovação”, dedicado a incentivar empresas de tecnologia iniciantes. O projeto prevê a seleção de 24 empresas pequenas e médias que apresentem projetos, de fato, inovadores para o setor financeiro e que ganham direito a expor gratuitamente suas iniciativas no Ciab Febraban. A iniciativa já beneficiou cerca de 60 novas empresas e entrará em sua 4ª edição anual consecutiva.

Maior edição dos 18 anos do Ciab Febraban - O Ciab Febraban, composto por congresso das instituições financeiras e recinto de exposição, terá como tema “Tecnologia e Segurança”. O Ciab Febraban será realizado dias 11, 12 e 13 de junho de 2008, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A realização é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A Contax é a mais nova patrocinadora oficial do Ciab Febraban 2008. A edição desse ano tem 15 patrocinadores, divididos em três categorias: Diamante (Itautec, Diebold Procomp, Oi, IBM, Perto, HP, CPM Braxis e Contax), Ouro (EMC, CA, Microsoft, CSC BRASIL e DTS) e Prata (Mastercard). A Serasa ocupará, mais uma vez, o posto de co-patrocinadora. A edição de 2007 teve sete patrocinadores.

Além da questão da segurança, também serão discutidos temas como a evolução dos meios de pagamento (a diminuição do uso de cheques e aumento de pagamentos via Internet, cartões, etc); Mobile Banking, sustentabilidade, evolução da economia nacional e marketing bancário.

XVIII Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, dias 11, 12 e 13 de junho de 2008, no Transamérica Expo Center - São Paulo, Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro – S. Paulo (SP).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 294 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal