Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/03/2008 - Patrocínio Hoje Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

ACIP/CDL alertam para golpe da lista telefônica


Todo começo de ano é a mesma coisa: empresas recebendo ligações de falsos representantes de listas telefônicas oferecendo planos de publicidade. São ligações realizadas por especialistas em telemarketing, com grande poder de convencimento e, sempre de maneira apressada, forçam assinaturas em contratos enviados via fax com urgência. O empresário, muitas vezes atarefado, ou mesmo o funcionário, na ânsia de resolver o problema, reenvia o fax assinado. Na verdade, em pouco tempo aparece a dor de cabeça: acaba-se de cair em um autêntico golpe das falsas listas telefônicas.

Neste ano os golpistas estão inovando. Nossa edição acaba de acompanhar de perto uma nova tentativa de extorsão. Uma empresa de Patrocínio recebeu hoje uma ligação por volta das 14 horas, cujo interlocutor solicitou contato com o departamento de cobrança. Com a pessoa responsável na linha, a pessoa se identificou como funcionária de um cartório de Brasília e disse estar com uma cobrança com mandato de apreensão para ser distribuído às 15 horas. Por não saber do que se tratava, o responsável pela empresa contatada questionou a cobrança e solicitou um contato da cedente.

Um telefone de São Paulo foi passado, do escritório Ferraz e Vasconcelos. Assim, preocupada com a ideoneidade da empresa, a pessoa responsável solicitou ao "cartório" que aguardasse uma posição enquanto ligava para esclarecer o problema. Em contato com este escritório de São Paulo, a pessoa identificada como Dra. Helena informou que realmente havia uma dívida que estava sendo cobrada em nome da Guiatel. Como a empresa realmente fez um contrato de publicidade com a Guiatel no ano de 2007, foram localizados o contrato e os pagamentos, todos efetuados em dia através da conta da Cemig. Desta forma, ficou clara a tentativa de extorsão com a utilização de uma empresa idônea (Guiatel).

Interessante notar que os "golpistas" têm em mãos todos os dados da empresa contatada, inclusive CNPJ. Desta forma, um empresário desavisado pode cair facilmente neste tipo de golpe, visto que prazo para se resolver é pequeno e não é raro uma empresa não ter em mãos todos os recibos de pagamentos feitos em ordem.

Devido a este tipo de problema, a ACIP/CDL vêm alertar seus associados para que, recebendo qualquer telefonema ou carta de cobrança, que tenha a certeza da dívida levantada antes de efetuar qualquer pagamento ou depósito. Uma vez feito um pagamento desta natureza, dificilmente o dinheiro poderá ser recuperado.

Em caso de dúvida, entre em contato com seu contador ou com a ACIP/CDL, pelo telefone 3831-5500.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 343 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal