Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/03/2008 - Campo Grande News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Em dois meses, 10 vítimas de cheques clonados em MS

Por: Ângela Kempfer


O crime era algo comum em grandes centros, mas já chegou a Mato Grosso do Sul. Nos últimos dois meses a Polícia Civil registrou 10 ocorrências de cheques clonados no Estado, quatro em Campo Grande e seis no interior.

Ao contrário da adulteração, a clonagem não modifica apenas o valor do cheque, a folha é reproduzida. Os responsáveis pelo crime costumam atuar de duas formas, conta o investigador da Polícia Civil, Adilson Costa. “Ou eles compram a folha de comerciantes amigos por um valor maior que o emitido, ou trocam, fingindo ser funcionários da pessoa que passou o cheque”. Nos dois casos, as folhas são copiadas por profissionais da falsificação. “A cópia não é perfeita, mas é impossível de perceber a olho nu”, conta Adilson.

Pequenos detalhes comprovam a clonagem e é justamente essa diferença que faz o banco arcar com o ressarcimento às vítimas.

O golpe era mais comum em cidades maiores por conta da celeridade nas transações. “O caixa não tem muito tempo para verificar e o cheque clonado acaba passando. Mas percebemos que o crime já foi interiorizado”, confirma o investigador.

Em boletim de ocorrência, uma das vítimas de Campo Grande disse que o cheque, com o mesmo número, foi compensado duas vezes.

A dinâmica do crime ainda não foi completamente desvendada. As investigações começaram há pouco tempo, mas vale o alerta: o consumidor deve evitar pagar pequenas despesas com cheques ou repassar as folhas em locais que não sejam de confiança.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 209 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal