Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/03/2008 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

93% dos consumidores via Internet ignoram vírus

Por: Milton F. Da Rocha Filho


SÃO PAULO - Pesquisa mostra que cerca de 93% dos consumidores, que fazem suas compras via internet, entendem que não estão vulneráveis as "pragas" virtuais, mas estudo revela que 54% dos entrevistados já foram atingidos por vírus. Este é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela Aliança Nacional de Segurança Virtual (NCSA - National Cyber Security Alliance) e a empresa de segurança McAfee.

De acordo com o relatório 93% dos consumidores acham que não estão vulneráveis a essas "pragas" virtuais, mas ao longo do estudo, foi constatado que 54% dos entrevistados foram atingidos por vírus e quase a metade das máquinas examinadas (48%) não estavam com seus antivírus atualizados.

Um especialista em segurança digital, Sérgio Leandro, da OS&T Informática, explicou que "uma das principais táticas utilizadas pelos invasores é o phishing, modalidade de fraude eletrônica em que mensagens falsas são enviadas para enganar os internautas e instalar os programas maliciosos de roubo de identidade".

Ele alerta que o problema não é novo, mas tem crescido de forma tão assustadora que já superou o volume de vírus de computador. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails de phishing são disparados para usuários de todo o mundo, em especial do Brasil e dos Estados Unidos

Leandro chama atenção: "É justamente em um momento de vulnerabilidade que o e-consumidor corre o risco de ser alvo de fraudes. Visitas realizadas a sites inseguros, leitura de e-mails não confiáveis, downloads de programas de sites não conhecidos, entre outras, são as ações mais freqüentes desenvolvidas por hackers para atacar os internautas. Eles aproveitam a euforia do e-consumidor para desviar a atenção dos indicadores básicos de segurança e efetuar a fraude".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 294 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal