Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/03/2008 - Gazeta de Ribeirão Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Preso por golpes

Por: Gabriela Yamada


A Polícia Civil de Ribeirão prendeu ontem o empresário Jack Roberto Silva Oliveira, acusado de aplicar golpes de cerca de R$ 5 milhões em centenas de pessoas em todo o país pela internet. Ele é acusado de ter usado pelo menos seis empresas para agir. A prisão ocorreu por volta de 0h de sexta-feira no apartamento do acusado, na Avenida João Fiúsa.

A 5ª Vara do Júri acatou o pedido de prisão preventiva feito pelo delegado Gino Sant'anna, na última quinta-feira.

Para agir, Oliveira comprava empresas de informática que não estivessem com boas condições financeiras. Ele não transferia a empresa para seu nome e seguia vendendo computadores e outros produtos. Pegava entrada e até pagamentos integrais antecipadamente, e não entrega produtos, segundo o delegado.

Ele é acusado de estelionato e formação de quadrilha. "Na rua ele não tem outra forma de viver a não ser lesando as pessoas", afirma. Foram indiciadas outras sete pessoas, que, segundo o delegado, agiam sob o comando de Oliveira.

Segundo Sant'anna, Oliveira é o verdadeiro proprietário das empresas Promarketing, Lite Telecom, Criart, Wimax, Rabisque e Offers, que supostamente lesaram centenas de consumidores em todo o país.

Ele nega a acusação, e afirma que foi funcionário da Criart. O delegado não soube informar o valor do patrimônio de Oliveira. Ele, diz o delegado, mora na avenida mais nobre de Ribeirão e possui dois carros, um Audi e um Golf.

As pessoas que foram lesadas pelas empresas pagaram à vista pela compra, mas nunca receberam. Quando cobravam pelo produto, os prazos para as entregas eram sempre adiados.

Uma única empresa que está no nome de Oliveira é a Unique Eletroshop, no Boulevard. Em entrevista concedida à Gazeta na semana retrasada, Oliveira afirmou que a Unique está em seu nome e no nome de sua irmã.

As primeiras reclamações oficiais contra a Unique foram registradas pela delegacia na semana retrasada, por três pessoas vindas de São Paulo. Oliveira afirmou que teria havido problemas com fornecedores e o transporte no final do ano, impossibilitando a entrega dos produtos.

Desde janeiro a reportagem recebeu, através de e-mails, 26 denúncias contra a Unique. Segundo o delegado, foram registrados no total 150 boletins de ocorrência contra todas as empresas acusadas de golpe. "Certamente, isso eqüivale a 30% do total de pessoas lesadas", afirma.

‘Não vou fugir de Ribeirão’

Em entrevista concedida à Gazeta na semana retrasada, Jack Roberto Silva Oliveira afirmou que tem a consciência tranqüila. "Se eu tiver que ser preso, eu vou. Não vou fugir de Ribeirão", afirmou.

Oliveira falou sobre o desejo de deixar a área de vendas pela Internet e apresentou o projeto de uma futura empresa, nomeada Oialá, que seria lançada em breve num salão de festas localizado no Jardim Botânico.

A empresa seria responsável por detectar possíveis fraudes de empresas online. Sem detalhar o projeto, ele afirmou apenas que foi desenvolvido um programa, inédito no país.

A advogada Cláudia Seixas foi contratada na sexta-feira de manhã para defender Oliveira. Através da assessoria de imprensa, ela informou que estuda o pedido de revogação da prisão preventiva.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 1059 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal