Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/02/2008 - Bem Paraná Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Urna identificará eleitor por foto e pela digital


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentará amanhã (28) as urnas eletrônicas biométricas que serão adotadas em caráter experimental em três municípios já nas próximas eleições. As urnas identificarão os eleitores através da impressão digital e de fotografia, dispensando até a apresentação do título eleitoral e dificultando a ocorrência de fraudes. Se o modelo for bem sucedido, a previsão é de que seja adotado em todo o Brasil em dez anos, ao custo aproximado de R$ 200 milhões.

Na segunda-feira, o TSE iniciará o cadastramento dos dados dos eleitores das três cidades que testarão as novas urnas: Colorado d'Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Até o dia 1.º de abril, os eleitores desses municípios cadastrarão suas impressões digitais e suas fotos para serem utilizados no dia da votação.

As três cidades escolhidas para serem as primeiras do País a adotarem o novo sistema de votação possuem perfil eleitoral parecido, tendo colégio eleitoral variando entre 15 mil e 18 mil eleitores. Ao todo, o TSE vai fornecer 60 kits (20 para cada cidade). O custo estimado do cadastramento dos eleitores das três cidades é de R$ 1 milhão por município.

A Polícia Federal também vai ajudar o TSE no processo, cedendo 60 técnicos para o trabalho de apoio, uma vez que eles já possuem experiência com o trabalho de cadastramento de digitais para os novos passaportes nacionais.

Na avaliação técnica do TSE, as urnas biométricas aumentarão a dificuldade de uma pessoa votar ilegalmente no lugar de outra. Como a foto e as digitais estarão cadastradas, esses dados serão confrontados automaticamente assim que a pessoa for votar. Se as digitais não conferirem, o voto não será autorizado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 213 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal