Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/02/2008 - Portugal Diário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PJ lança alerta contra compras na Internet


A Polícia Judiciária lançou, esta quarta-feira, um alerta geral contra as compras on line. Segundo avança em comunicado, esta polícia tem em curso «diversas investigações» relacionadas com situações de burla em compras efectuadas através da internet. Em causa, estão aquisições de carros, obras de arte e de colecção.

Este tipo de criminalidade apresenta dificuldades na investigação, nomeadamente, porque a maior parte dos sites estão domiciliados no exterior. Assim, a PJ assume que tem mais dificuldade em identificar os responsáveis.

A polícia assume também que as vendas através de lojas virtuais têm tendência a aumentar e por isso, numa perspectiva preventiva, alerta para alguns cuidados que os compradores on line devem ter. A PJ lembra também que esta é ma actividade com riscos, uma vez que não há um contacto pessoal com os promotores dos produtos, nem com os produtos que se pretende adquirir.

Conselhos da PJ

Loja Segura: Procure comprar em sites ou lojas virtuais seguras, certificadas, recomendadas ou conhecidas, de preferência que indiquem o seu objecto social e contactos, ou outros elementos que permitam verificar a idoneidade.

Não clique, escreva: Digite sempre o endereço para o site respectivo, assim evitando destinos falsos ou indesejáveis.

Desconfie de Pechinchas: Antes de comprar, informe-se sobre a garantia do produto, compare qualidade e preços, qual a moeda da operação, o valor da respectiva conversão cambial, assegurando-se de estar ou não ainda sujeito a impostos e a acréscimos de transporte.

Resista a pressões dos vendedores:Estes procuram fragilidades demonstradas pelos clientes, por exemplo, muito interesse no produto e urgência na obtenção. Nos leilões cuidado com licitações fictícias com objectivos inflacionários do preço e do número de interessados.

Não se afaste do canal de promoção inicial: Uma alegada proposta do vendedor propondo fazer uma transacção particular, fugindo à comissão da empresa gestora do site, acarreta riscos de fraude que devem ser considerados.

Guarde/arquive coordenadas: De todas as etapas do pedido, para poder reclamar se algo de errado acontecer ou mesmo se alguma promoção não for cumprida. Esses registos podem ser úteis no caso de falhas, de comprovação da encomenda ou fraude.

Use preferencialmente cartão de crédito: Prefira pagar com este meio de pagamento, é mais fácil cancelar a compra e identificar o vendedor no caso de ter de recorrer aos tribunais. Evite o pagamento através de sistemas de remessa de dinheiro, de comprovativo meramente numérico e/ou que não obrigue à identificação do destinatário.

Reduza o risco de fraude: Tenha cuidado ao divulgar dados pessoais e de contas bancárias. Caso faça frequentes compras on-line, obtenha um cartão de crédito de valor limitado ou específico para a situação em concreto, ou use sistemas de NET/pagamento que limitam os riscos.

Confira: Quando a encomenda chegar confira se o produto corresponde, o valor cobrado e outros elementos que constem da aquisição.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 206 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal