Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/02/2008 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bauru é alvo do golpe do carro zero

Por: Lígia Ligabue


“Parabéns, você ganhou um veículo zero quilômetro”. A mensagem enviada em nome de emissoras de televisão afirma que o proprietário do telefone celular acabou de ganhar um veículo de uma promoção da rede e, para receber o prêmio, ele deve ligar para um telefone fixo. A mensagem chegou a diversos celulares de Bauru nesta semana. A manobra, conhecida como “golpe da promoção” ou “golpe do carro zero” faz a vítima ligar para o estelionatário, que a induz a fazer depósitos bancários ou comprar créditos para celular, para poder receber o tal carro.

Até ontem, a Polícia Civil de Bauru não tinha registrado nenhuma vítima do golpes nesta semana, mas ressalta que a população deve ficar alerta. Foram tantas mensagens enviadas a Bauru que até o delegado titular do 3.º Distrito Policial, Silberto Sevilha Martins, recebeu a notícia que tinha sido “premiado” com um carro.

As mensagens foram enviadas por telefones de área 85, que correspondem a cidades do Ceará. De acordo com o delegado, assim que a vítima liga cobrando o carro, o estelionatário informa o número de uma conta para que ela faça um depósito para retirar o “prêmio”. “Geralmente são contas poupança abertas com documentos falsificados. Assim que a vítima deposita, os golpistas limpam a conta. Isso previne que o dinheiro possa ser bloqueado judicialmente”, explica o delegado.

Ele observa que a melhor maneira de não cair no golpe é não ligar para o telefone indicado. “Controle a sua ganância. Ligue para a emissora de televisão para se certificar”, aconselha.

Duas pessoas procuraram o Jornal da Cidade ontem para informar que receberam a mensagem. Elas não caíram no golpe, mas pediram que os casos fossem divulgados como forma de alertar a população. O pintor autônomo Reinaldo Ventura Rodrigues conta que recebeu a mensagem ontem à tarde. Ele teria sido premiado com um Gol numa promoção de aniversário de uma emissora. Desconfiado, não ligou para o número informado. “Sei que só podia ser golpe. É a primeira vez que acontece aqui em casa, mas estamos bem orientados”, garante. Silberto observa que há algum tempo não se registra casos de vítimas deste tipo de golpe em Bauru. Porém, as pessoas continuam caindo em outras falcatruas. “Na semana passada uma pessoa foi vítima do golpe do pacote e perdeu R$ 6 mil”, alerta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 246 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal