Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/02/2008 - Agência Estadual de Notícias PR Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sistema de controle da Celepar ajuda no combate a fraudes e sonegação fiscal


A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) atingiu em janeiro o processamento médio mensal de 200 mil notas fiscais relativas às cargas de mercadorias transportadas pelas rodovias do Paraná. Desde 2006 a empresa é responsável pela triagem, processamento e digitalização das notas coletadas nos postos fiscais da Receita Estadual nas fronteiras do Estado.

Seguindo procedimentos de segurança definidos pela Receita Estadual, os serviços da Celepar, desde a recepção das urnas onde as notas são depositadas, envolve um minucioso trabalho de conferência, rompimento dos lacres de segurança, avaliação de cada nota, seleção daquelas que serão digitadas, separação em lotes, numeração seqüencial e digitação. Os lotes aprovados pela conferência são então carregados para composição de um banco de dados com mais de 1 bilhão de registros. Os documentos digitados são devolvidos à Receita Estadual acondicionados em caixas de arquivamento de documentos.

“Isto possibilita que as rotinas de inteligência fiscal detectem os diversos tipos de irregularidades fiscais, além de fornecer indícios que são utilizados para o desbaratamento de mecanismos mais complexos de sonegação e fraude fiscal, através de cruzamentos com informações obtidas de outras fontes de dados”, explica a analista de informática da Celepar Vanessa Kawassaki, responsável pelo sistema de gestão deste processo.

Para o analista Luiz Antonio Silveira, responsável pelo desenho da solução, o trabalho garante bons resultados na arrecadação. “Uma única nota fiscal pode pagar todo o custo da digitação por meses, na medida em que contribua para o combate às práticas de evasão fiscal, que são continuamente renovadas por parte de quem deseja sonegar os impostos”, afirma.

Para a execução desse serviço, realizado em três turnos, a Celepar desenvolveu um sistema vinculado ao portal Sefanet, da Secretaria da Fazenda, que administra todas as fases do processo e permite à Receita Estadual e à Celepar o acompanhamento minucioso das atividades realizadas e do estágio em que se encontra cada lote de notas. Os auditores dos postos fiscais contam com equipamentos conectados à internet que permitem comunicação em tempo real com a Celepar aos sistemas hospedados no Datacenter da empresa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 334 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal