Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/02/2008 - Agência Câmara Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Proposta proíbe compensação antecipada de cheques

Por: Antonio Barros


A Câmara analisa o Projeto de Lei 2365/07, do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que proíbe os bancos de efetuar a compensação financeira de cheques pós-datados (também chamados pré-datados) antes da data estipulada pelo correntista. O objetivo é evitar prejuízos aos consumidores, com eventuais falta de fundos para cobrir o cheque.

Conforme a proposta, as folhas de cheques deverão conter no verso a data indicada para o depósito, com a assinatura do titular da conta corrente. A data será a referência para as instituições bancárias.

Com a medida, o cheque pós-datado deixará de ser ordem de pagamento à vista, para tornar-se título de crédito para pagamento futuro. Conforme o texto, o banco será obrigado a indenizar o cliente, no valor correspondente a dez vezes o valor do cheque, nos casos de compensação antecipada.

Ordem de pagamento

O deputado explica que, juridicamente, o cheque é uma ordem de pagamento à vista. Entretanto, ressalta, tornou-se costume o uso dessa ordem de pagamento como título de crédito para pagamento futuro, com ampla aceitação no comércio. Apesar do uso corrente e da larga aceitação na praça, existem casos recorrentes de quebra do acordo pelos comerciantes, que depositam o cheque antes do prazo combinado.

Diante da situação, o parlamentar considera fundamental a existência de lei para proibir a prática. "O pagamento do cheque antes do dia aprazado acarreta prejuízo material e moral ao correntista e até a tipificação do crime de estelionato", ressalta.

Tramitação

O projeto tramita apensado ao PL 1029/91, que trata do mesmo assunto. Os textos serão analisados pelo Plenário.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 311 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal