Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/02/2008 - Agência Câmara Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Chip em cartão de crédito pode tornar-se obrigatório

Por: Cristiane Bernardes


A Câmara examina proposta que obriga as empresas emissoras de cartões de crédito e instituições financeiras a fornecerem somente cartões com circuitos integrados (chip) aos clientes. A medida está prevista no Projeto de Lei 2344/07, do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB).

De acordo com a proposta, o descumprimento da obrigatoriedade sujeitará a empresa infratora às sanções administrativas de multa; suspensão de fornecimento do serviço; e suspensão temporária da atividade. A nova lei entrará em vigor 180 dias após sua publicação.

Maior segurança

Para o autor da proposta, a possibilidade de inserção no cartão de crédito de um circuito integrado (chip) torna a operação de compra ainda mais segura do que a feita com fita magnética. Ele lembra que o chip, além de armazenar mais de 100 vezes a quantidade de informações contidas na fita, pode processar operações.

Marcondes Gadelha também ressalta que o portador do cartão com chip precisa confirmar a operação por meio da digitação de senha pessoal no dispositivo instalado na loja. No procedimento, todas as informações trocadas entre o terminal do comerciante e a central do emissor são criptografadas para evitar a captura dos dados por terceiros.

Regra geral

O deputado destaca que várias instituições financeiras que também são emissoras de cartão de crédito já usam essa tecnologia para seus respectivos cartões entregues aos correntistas. "Como isso não é regra geral, a segurança adicional advinda do chip passa a ser uma benesse da parte da emissora."

Segundo ele, os titulares e portadores de cartão de crédito devem ter o máximo de
segurança que o atual estado da tecnologia possa oferecer. Por isso, de acordo com o parlamentar, as empresas emissoras devem ser legalmente obrigadas a fornecer cartão de crédito com circuito eletrônico.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 441 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal