|
18/02/2008 - Brasília em Tempo Real
Portal da Transparência: um site dedo-duro e muito popular
Quando os técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) montaram o Portal da Transparência (http://www.portaltransparencia.gov.br/), em 2004, não imaginavam que, um dia, ele se tornaria um dos sites oficiais mais acessados pela população.
Isso começou a ocorrer a partir de janeiro deste ano, quando surgiram as primeiras denúncias de irregularidades no uso de cartões corporativos do governo federal.
O crescimento foi de sete mil entradas em relação a dezembro. No auge da discussão, no início de fevereiro, quase 175 mil pessoas tiveram a curiosidade de saber com qual tipo de despesa os servidores lançavam mão dos cartões.
Por isso, o Portal da Transparência já recebeu, em algumas repartições, um apelido: dedo-duro.
No primeiro dia de janeiro, 447 pessoas visitaram o Portal da Transparência. Um mês depois, o número já era de 4.236. Em 6 de fevereiro, triplicaram os acessos, chegando a 12.794. Um recorde jamais obtido pela CGU, que começou a manter o site como experiência, mas hoje armazena 600 milhões de registros de dados de todos os tipos, sobretudo de contas do governo, convênios e contratos mantidos entre a administração pública e empresas privadas.
Hoje, no entanto, os cartões corporativos se tornaram o principal alvo de curiosidade de quem consulta o sistema. “Antes, eram os convênios os mais procurados, mas agora são os cartões”, confirma o secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro.
Página principal do Clipping | Escreva um Comentário | Enviar Notícia por e-mail a um Amigo |
Notícia lida 592 vezes |
O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. | Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal |