Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/02/2008 - Rádio Progresso Ijuí Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuidado com os golpes! A criatividade impressiona

Por: Alessandro Heck


Inúmeros tipos de golpes ocorrem a todo o instante, colocando em risco a situação dos cidadãos de bem.

Hoje, dia 14, usando um telefone com código de área 85 – do Norte/Nordeste do País, estelionatários tentaram aplicar um golpe de carro zero como se o gerador fosse a emissora de televisão SBT.

Diariamente centenas de pessoas na região estão recebendo estas mensagens. É importante alertar a comunidade para que não caia nestes percalços. O objetivo é aproveitar o desejo de quem recebe a mensagem de obter um grande prêmio.

Enquanto isso, na manhã de hoje um empresário de Ijuí recebeu ligação de uma operadora de marketing, se dizendo funcionária da Brasil Telecom e que precisava atualizar o cadastro, com CNPJ e outros detalhes, além da confecção de lista telefônica com anúncio dos telefones e outros detalhes com valor de 160 reais.

Na prática é outro golpe, já que esse serviço na Brasil Telecom é terceirizado.

O que os vigaristas pretendem é o acesso aos dados da empresa para a emissão de boleto bancário, pondo em risco o crédito da empresa lesada.

Em outra situação o golpista se apresenta como um delegado que está recebendo ameaças daquele número de telefone. O suposto delegado diz que a linha provavelmente está clonada e que a pessoa deve solicitar o reparo para a empresa telefônica. No outro dia, o golpista liga e pergunta se a solicitação foi feita à operadora. Se a resposta for afirmativa, no dia seguinte o mesmo golpista vai até a casa da pessoa e se apresenta agora como funcionário da empresa telefônica.

Os golpes evidentemente trazem prejuízos para as vítimas e para as empresas que são difamadas para o objetivo de criminosos.

Portanto, cuidado! Nunca acredite num sorteio que você não participou ou confie em alguém que busque dados pessoais pelo telefone ou e-mail.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 204 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal