Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/02/2008 - ansalatina Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso cego é flagrado dirigindo pelas ruas da Itália


Um aposentado de 72 anos de La Spezia, na costa da Ligúria (norte da Itália), foi condenado por fraude agravada e contínua contra o Estado após ter sido detido por policiais enquanto dirigia um carro pelas ruas de sua cidade. O fato é que há mais de 40 anos, o homem conseguiu trabalho e acumulou benefícios sociais ao declarar ser totalmente cego.

Quando, em dezembro, foi detido em uma blitz corriqueira, a única irregularidade encontrada pelos policiais foi que o homem não tinha habilitação. Mas os agentes notaram que P.Z. (como é identificado pelos meios italianos), que pagou sem problemas a multa que lhe foi imposta, estava inscrito em uma lista de inválidos da região, o que despertou suspeitas.

Após uma minuciosa investigação - que incluiu gravações de vídeo do homem dirigindo alguns dias atrás pelas ruas de La Spezia - os policiais descobriram que em 1965 o motorista havia sido declarado deficiente visual e, por indicação da União de Cegos Italianos, foi contratado como telefonista em um escritório do Instituto de Aposentadorias e Pensões do país (INPS).

Em 1972, P.Z. havia pedido que fosse certificado o agravamento de sua deficiência, e a partir de 1977 foi declarado totalmente cego. Assim, quando em 1991 se aposentou pelo INPS recebeu também uma pensão por invalidez e uma indenização, que é dada aos não videntes para gastos que possam ser acarretados por sua condição, equivalente a 800 euros por mês.

O Tribunal de Contas italiano deve agora examinar seu caso para estabelecer a quantia fraudada pelo falso cego. Segundo analistas, o homem levou pelo menos 300 mil euros. (ANSA)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 191 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal