Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/02/2008 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

País tem muitos hackers, diz caçador


Mikko Hyppönen é o caçador de vírus da fabricante finlandesa de antivírus e proteção de computadores F-secure. De acordo com ele, os cibercriminosos brasileiros -entre os mais atuantes do mundo- agem principalmente de duas formas: praticando o "deface" -uma espécie de pichação em sites- ou, em maior escala, realizando fraudes bancárias.
Esqueça o geek que busca conhecimento. Para Hyppönen, os piratas do país têm uma motivação pouco nobre. "É apenas uma forma de ganhar dinheiro", disse, por e-mail, à Folha.
Por isso, a vítima preferida deles são os usuários comuns, que oferecem menos dificuldade para as ações dos criminosos locais.
"Os bancos têm protegido muito bem o sistema interno de computadores", diz. Mas as pessoas comuns, "menos preocupadas com a segurança e, por isso, com computadores mais vulneráveis" são vítimas potenciais. "Para roubar R$ 1 milhão, eles podem invadir cerca de 10 mil computadores domésticos e roubar R$ 100 de cada um, [uma] ação muito mais fácil [do que invadir um banco]", exemplifica.
Para ter mais segurança em casa, o especialista receita o básico (mas que não é seguido por muitos): o usuário precisa se certificar que o sistema operacional, os aplicativos, o firewall e o antivírus estão atualizados.
Para Hyppönen, um perigo é emergente no mundo da tecnologia de segurança: os portáteis. Ele diz que são poucos os vírus para celulares -até agora, 394 foram detectados, ante mais de 500 mil nos computadores-, mas que se o "problema não for combatido, deve crescer bastante".
Hyppönen chegou ao Brasil ontem, para palestras sobre segurança na internet. Ele atualiza um blog com as últimas descobertas de pragas na internet (www.f-secure.com/weblog). (GVB)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 371 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal