Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/12/2005 - Porto Alegre Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF desmantela quadrilha de golpistas online

Por: João Magalhães


São Paulo - Numa operação batizada de Pontocom, agentes da Polícia Federal desmantelaram hoje uma quadrilha que praticava fraudes pela internet, causando prejuízos de 1 milhão de reais mensais, durante um ano, ao sistema financeiro nacional.

Foram cumpridos 63 mandados de busca e um de apreensão de menor no em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Sul. Só neste último estado foram detidas 17 pessoas sob suspeita de fazer parte do grupo, segundo apurou a agência de notícias Reuters.

Em suas ações, os golpistas enviavam aos internautas supostos links para páginas de instituições bancárias, onde eles deveriam atualizar seu cadastro.

Na realidade, os links eram instaladores de códigos maliciosos, especialmente criados para capturar senhas, que eram usadas depois pela gangue para surrupiar dinheiro de suas vítimas e transferi-lo para contas de laranjas. A técnica é conhecida nos meios de segurança digital como phishing scam.

Fontes da PF disseram ainda que os piratas virtuais lucravam também com a venda, para outros grupos criminosos, de endereços eletrônicos roubados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 538 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal