Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/02/2008 - EuroNews Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Navegar sem "surpresas" na internet


Uma internet mais segura para os utilizadores, numa altura em que se multiplicam os casos de fraude, é o grande debate das quintas jornadas Safer Internet que se realizam esta terça-feira, na Estónia.

A Espanha, por exemplo, foi palco da última operação policial contra a fraude. Três milhões de euros extorquidos aos internautas, 76 pessoas detidas.

"Os governos podem certamente fazer mais ao nível da cooperação entre eles, para criminalizar determinado tipo de condutas e ao mesmo tempo garantir a confidencialidade no ciberespaço", defende o responsável pela divisão de luta contra o crime organizado do Conselho da Europa.

Os dados do Eurostat não são muito tranquilizadores: em termos gerais, cerca de 25% dos utilizadores europeus revela ter perdido informações ou tempo devido aos efeitos de um virus. E a julgar pelas palavras deste perito, os receios não são infundados:

"Se pensarmos que em 1988, quando a internet era mais pequena, um estudante chamado Robert Morris realizou uma experiência que deu mau resultado e provocou danos por toda a rede, penso que não podemos excluir a possibilidade de algo semelhante voltar a acontecer, mas em muito mais larga escala".

As cópias regulares dos arquivos ainda são a forma mais segura de protecção. Apesar de o número dos que compram em linha ter subido para 30% em 2007, a grande maioria dos cidadãos da União hesita em fazer compras através da internet, por receio de problemas de segurança informática.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 261 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal