Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/02/2008 - Clic Erechim Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aa Fraudes Continuam

Por: Francisco Basso Dias


Ultimamente algumas indústrias nacionais vêm fazendo o consumidor brasileiro passar o atestado de bobo. Recentemente o problema do leite, causou uma discussão generalizada depois que descobriram a fraude que todos já sabem. Pois, os telejornais de emissoras de TV mostraram na semana passada o protesto de uma dona de casa em São Paulo que, ao retornar do mercado onde comprara um frango de 1,500kg, depois de descongelado para assar no forninho do fogão, acabou pesando só um quilo. O resto era gelo, isto é, água. Portanto, pagou por um quilo e quinhentos gramas e depois de descongelado somou menos do que dizia a embalagem. Isto é furto.

O abatedouro de aves localizado no interior paulista que utilizava a malandragem da injeção de água, procurado pela reportagem não quis gravar entrevista e nem prestar esclarecimentos, o que se supõe não é uma indústria séria. Um funcionário, entretanto, sem se identificar publicamente confirmou que é ordem do responsável pela produção injetar água nos galináceos para ganhar mais peso, É por isso que no mercado vemos muitas vezes um frango que mais parece um peru do que uma galinha. Na verdade, nos ofertam um galeto, onde um terço do seu peso é pura água que se transforma em gelo e aumenta o peso.

Só no ano passado, disse o funcionário, o abatedouro comercializou cerca de 85 mil toneladas do produto, sete era gelo, água.

Mas, não é só o frango com água que é vendido adulteradamente, o peixe e o camarão também.

Você já reparou nas embalagens de camarão quanto gelo envolve o crustáceo? E quanto mais permanece nos refrigeradores mais peso ganha. Aliás, quem melhor explica essa questão são os estudiosos em física. Calor, condensação de umidade, tempo de refrigeração, igual a gelo. É o mesmo processo que ocorre com os nossos refrigeradores. Se deixarmos ele sem limpá-lo por muito tempo cria uma crosta de gelo ao redor do congelador, culminando por não gelar. Isso se dá em conseqüência dos constantes abre-e-fecha da porta, que proporciona a entrada de ar quente, e este provoca a criação de gelo nas paredes do congelador.

Você já reparou a falta de sabor? É outro problema. Já experimentou mastigar um pedaço de isopor? Os frangos de hoje têm o mesmo gosto

Eu sei. A legislação permite que um certo percentual de água pode ser concentrado nas embalagens desses alimentos, mas injetar água, essa não.

Outra malandragem é o tal frango temperado. As indústrias aplicam mais água do que tempero. Inventam de tudo para tapear o consumidor. Mas, um dia isso vai acabar!

Nessas alturas é de se perguntar: mas e a fiscalização do Ministério da Agricultura onde anda?

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 350 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal