Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/02/2008 - Jornal de Angola Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Angola Telecom denuncia fraude em redes de telecomunicações

Por: Graciete Mayer


Grande parte das fraudes que se regista nas redes de telecomunicações em Angola é praticada por alguns cidadãos estrangeiros provenientes de países como a Índia, República Democrática do Congo (RDC) e do Mali.
A informação foi prestada pela directora da Unidade Técnica de Prevenção à Fraude da Angola Telecom, Maria Helena de Aguiar, á margem do fórum nacional sobre Fraude em redes de ­telecomunicações, que termina hoje em Luanda.
Segundo a directora essas acções são realizadas, principalmente, nos bairros do Cassenda, Prenda, bairro Azul e Mártires onde os tais cidadãos utilizam ilegalmente as redes de telecomunicações em Angola para fins de negócios.
Maria Aguiar explica que as fraudes mais frequentes estão ligadas ao desvio de chamadas, revenda de chamadas, falsificação de documentos para se subs­crever a uma operadora, ­clo­nagem de números entre ­ou­­tras.
A utilização ilegal das redes de telecomunicações, adianta, começou a ganhar corpo durante o processo de modernização das telecomunicações, tanto da rede fixa como móvel a nível do país.
Actualmente, ainda não foram avaliados os prejuízos financeiros causados por essas fraudes, mas a directora presume estarem a volta dos milhões de dólares.
“ Nós estamos ao corrente dos tipos de fraudes que ocorrem neste ramo e com este gabinete já será possível nos próximos tempos avaliar estes prejuízos”. Aliás, ­anualmente o mundo regista prejuízos a volta dos 50 ­bi­liões de dólares em fraudes de telecomunicações.
Ontem o fórum abordou temas relacionados com a Fraude de subscrição e a revenda de chamadas, Panorama geral das fraudes em telecomunicações e fraude nas redes móveis. Para hoje está marcado um debate sobre, Fraudes em serviços de partilha de receitas (IRS), Internet ­dum­ping e o modelo económico, Problemas de sinalização e casos de fraude mais recentes, Fraude interna, conceitos, objectivos e essência da auditoria financeira.
O evento organizado pela Angola Telecom está a ser orientado pelo presidente do Fórum Internacional para Controlo dos Acessos Irre­gular (FINA), Luís Carlos Cardoso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 317 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal