Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/02/2008 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsificação de euro cresce em relação à do dólar na América Latina


Paris, 5 fev (EFE) - A falsificação de euro na América Latina cresce frente à do dólar, indica um grupo de especialistas de diversos países em entrevista hoje à imprensa francesa.

As apreensões de moeda falsa, algumas delas impressas em máquinas de alta tecnologia em poder do crime organizado, foram grandes especialmente na Colômbia, mas foram alarmantes também no Peru e na Venezuela, onde esses crimes teriam origem, segundo os analistas ouvidos pelo jornal francês "Le Parisien".

As cédulas falsas se destinam principalmente às Antilhas, onde sua venda é mais simples devido ao grande fluxo de turistas estrangeiros, que normalmente usam dinheiro durante suas férias.

A falsificação de dólar caiu 20% no ano passado, o que significa que "os falsários fazem menos dólares e fabricam mais euro", pois a moeda européia se transformou em uma divisa "global", explica um especialista no assunto citado pelo jornal.

Ao longo do ano passado, as autoridades apreenderam 600 mil cédulas de euro falsas no mundo todo antes que chegassem ao mercado e desmantelaram 19 gráficas clandestinas.

Para tentar combater este crescente fenômeno, 24 países latino-americanos, entre eles Colômbia e Venezuela, se reuniram na semana passada com especialistas europeus.

"Oferecemos um leque completo, desde a cooperação judicial até a formação de policiais e juízes" para perseguir este tipo de crimes, disse Didier Duval, chefe da luta contra a criminalidade financeira da Polícia francesa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 252 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal