Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/05/2006 - INSS / Costa Rica News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

INSS alerta para novo golpe contra aposentados


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos para um novo golpe que já fez vítimas no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os fraudadores abordam os titulares de benefícios e apresentam-se como servidores do INSS ou como representantes do banco onde o segurado recebe o benefício e pedem para verificar alguns documentos, inclusive o cartão magnético.

Ao devolver os documentos, eles já trocaram o cartão, mas o aposentado só percebe quando vai ao banco, no mês seguinte, para receber o benefício e descobre que em seu nome existe empréstimo com desconto em folha.

Em Petrópolis (RJ), pelo menos cinco golpes foram aplicados por um casal que ora se apresenta como sendo funcionários do banco, ora como servidores do INSS. Só após ficarem sabendo que foram feitos empréstimos em seus nomes é que os segurados procuraram a polícia.

Os segurados não estão conseguindo reaver o dinheiro porque os bancos consideram que o empréstimo foi feito de forma legítima, com o cartão magnético autêntico e a senha que só o titular do benefício deveria conhecer.

Já a Agência da Previdência Social em Itabira (MG) tem recebido segurados aflitos, queixando-se que tiveram seus cartões magnéticos roubados na área de auto-atendimento dos bancos ao aceitarem o auxílio de pessoas que se diziam funcionários. Após efetuarem o saque, essas pessoas trocam os cartões, mas os aposentados também só ficam sabendo quando vão receber o pagamento no mês seguinte.

Nas duas situações, os aposentados estão incorrendo em erro já apontado pela Ouvidoria-Geral da Previdência Social, ao entregar documentos, cartões magnéticos ou senhas sigilosas a desconhecidos. O alvo preferencial dos fraudadores, neste caso, é o empréstimo consignado com desconto em folha.

“Nada pode garantir a segurança do aposentado se ele próprio não tomar certas precauções, jamais oferecendo seu cartão ou a senha do banco a terceiros, o que inclui parentes e amigos. Muitos casos que chegam ao conhecimento da Previdência de pessoas que não autorizaram o empréstimo têm por trás parentes, conhecidos ou amigos que se oferecem para ajudar ou que, de alguma forma, têm acesso ao cartão e à senha da pessoa”, explica a ouvidora-geral, Neiva Renck Maciel. Ela ressalta que a notícia de ocorrência de casos assim na própria família é mais um motivo para que os aposentados e pensionistas fiquem atentos à ajuda de estranhos. “Nestas situações, a melhor coisa que os aposentados podem fazer é se precaver, de preferência, antes de serem lesados”, emendou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 516 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal