Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/02/2008 - PC World / Computerworld Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Suspeitos de golpe bancário feito por controle remoto são presos na Suécia

Por: Linus Larsson


Sete pessoas foram presas na Suécia por conspiração e tentativa de fraude com o uso de um dispositivo controlado remotamente, que manipulava o sistema de um dos maiores bancos do país, o Swedbank.

O aparelho foi encontrado abaixo de uma mesa nas dependências do banco, em agosto de 2007. Os invasores, na época, estavam no caminho de transferir centenas de milhares de dólares de um dos clientes do banco. Um funcionário que acessou a conta, contudo, descobriu a tentativa de fraude.

“Lidamos com equipamentos técnicos muito avançados que podem ser controlados q distância. O funcionário descobriu que alguém controlava o computador quando o cursor do mouse se mexeu sozinho. Ele então tirou da tomada uma caixa misteriosa”, afirma o superintendente da polícia de Uppsala, Christer Nordström.

O hardware utilizado na fraude foi baseado em equipamentos-padrão, disponíveis em lojas comuns, afirma a polícia que, contudo, não revelou mais detalhes.

Segundo o analista sênior da Symantec, Per Hellqvist, os golpistas provavelmente usaram um sistema wireless que interceptava os sinais do PC, teclado e mouse. “Dessa forma, eles podiam atuar a algumas centenas de metros do banco”, deduz.

Segundo o departamento policial, a unidade foi escondida quando o alarme do banco falhou, poucos meses antes do aparelho ser localizado. Os criminosos ganharam acesso ao sistema se autenticando como o funcionário que, mais tarde, descobriu o golpe.

Quando foram presos, a equipe de criminosos preparava dois ataques similares.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 284 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal