Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/01/2008 - 24 Horas News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Portal da Transparência é exibido em reunião da ONU, na Indonésia


Considerado como uma das melhores iniciativas, em todo o mundo, na área da prevenção da corrupção, o Portal da Transparência, instituído pelo governo brasileiro em 2004, foi uma das experiências selecionada para serem expostas durante a Segunda Reunião dos Estados Parte da Convenção da ONU Contra a Corrupção, que se realiza esta semana, em Bali, na Indonésia. A exposição foi feita hoje (29), pelo secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), Luiz Navarro .

Navarro disse que o Portal da Transparência vem cumprindo seu papel de importante instrumento de controle social, tendo em vista a sua utilização pelos cidadãos, por organizações sociais de combate à corrupção e pelos órgãos da mídia em todo o País. Com efeito, o portal já recebeu mais de cerca de 1,4 milhão de visitas, com média mensal de 35,3 mil visitantes.

Em constante processo de atualização e aprimoramento, o Portal da Transparência, criado e administrado pela CGU, já abriga cerca de 584 milhões de informações, abrindo ao controle social um volume de recursos superior a R$ 3,7 trilhões. O portal exibe informações detalhadas sobre a execução do orçamento público federal, é de fácil navegação e utiliza linguagem acessível a qualquer cidadão, sem exigência de senha ou cadastro prévio.

Cooperaçã

A Convenção de Bali tem como objetivo discutir, no âmbito global, medidas preventivas da corrupção e sua criminalização, a cooperação técnica entre as nações para o combate desse mal, bem como a recuperação de ativos desviados e transferidos para os chamados paraísos fiscais.

Além disso, os representantes dos países partes discutem também como será o mecanismo de acompanhamento da implementação das normas da convenção por parte de cada país signatário. O evento, que reúne representantes de mais de cem países de todos os continentes, se encerrará na sexta-feira. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi aprovada em dezembro de 2003, na cidade mexicana de Mérida.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 317 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal