Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/01/2008 - A Tarde Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Société cria comitê especial para investigar fraude


O conselho de administração do banco francês Société Générale (SocGen) anunciou hoje que vai formar um comitê especial de diretores independentes para investigar as perdas de quase 5 bilhões de euros provocadas por transações fraudulentas. A tarefa do comitê é garantir "que as causas e o tamanho das perdas anunciadas pelo banco sejam completamente identificadas". Seus membros também têm a missão de definir medidas para evitar que o caso se repita. Jean-Martin Folz, ex-executivo-chefe da montadora PSA Peugeot Citroën, vai presidir o comitê.

O comitê especial vai reportar os progressos de sua investigação ao conselho e contará com a assistência do grupo de auditoria PWC. Na semana passada, o banco francês revelou que havia sido vítima de uma fraude "excepcional" e também anunciou uma baixa contábil adicional de 2,05 bilhões de euros de ativos ligados às hipotecas de risco (subprime) dos EUA. A instituição atribuiu a perda de quase 5 bilhões de euros à Jérôme Kerviel, um operador da mesa de contratos derivativos do banco.

Apoio

O conselho de diretores do Société Générale, que se encontrou hoje, afirmou que apóia unanimemente o executivo-chefe do banco, Daniel Bouton, e seu representante, Philippe Citerne, para ficarem no cargo.

O mais alto diretor do SocGen vinha sendo pressionado a renunciar depois do anúncio da fraude que teria sido provacada pelo operador Kerviel, o que derrubou o lucro do banco em 2007. Tanto Bouton quanto Citerne ofereceram suas renúncias imediatamente depois da descoberta da fraude, mas o conselho de diretores as recusou. As informações são da Dow Jones.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 291 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal