Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/01/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Janeiro pode expor mais usuários a ameaças virtuais, alertam empresas


RIO - O primeiro mês do ano pode ser um dos mais arriscados para os usuários de internet, quando são postas em prática técnicas avançadas de roubo de dados digitais, alertam empresas especializadas em segurança digital. Segundo a empresa de soluções para segurança SonicWall, o volume de mensagens falsas para enganar usuários e captar dados ("phishing") tende a aumentar em janeiro, quando começam a chegar alertas de bancos e de administradoras de cartão de crédito comas faturas das compras de fim de ano.

- Os phishers estão aprimorando seus ataques - analisando os comportamentos humanos e se inserindo com credibilidade no momento certo para aumentar as chances de uma fraude bem-sucedida - afirmou Andrew Klein, diretor da divisão de segurança de e-mail da SonicWALL.

Ainda segundo Klein, durante os meses de novembro e dezembro, os criminosos coletam endereços de e-mail das vítimas para os ataques em janeiro. No último trimestre de 2007, o volume de e-mail indesejado atingiu seu nível mais alto, correspondendo a quase 97% de todo o tráfego de e-mail, segundo estatísticas da SonicWALL.

Como janeiro antecede o mês dos namorados nos Estados Unidos - Valentine's Day, dia 14 de fevereiro -, algumas ameaças que rondam a internet americana podem se espalhar com temas semelhantes em outros países. A empresa de segurança digital Symantec divulgou um alerta sobre a circulação de e-mails não desejados (spams) que transportam o "Peacomm.D", programa malicioso do tipo cavalo-de-tróia (trojan) que se instala no computador sem o conhecimento do usuário para roubar informações do sistema e endereços de correio armazenados. A mensagem atrai o usuário com assuntos como "Venha dançar comigo" e "Amor Eterno" e, com frases em inglês, carrega a imagem de um coração e o endereço de um site falso.

Segundo dados da consultoria em segurança CA, mais de 90% dos e-mails não desejados contêm links para sites mal intencionados ou programas maliciosos (malware), ameaças que cada vez mais se disfarçam de mensagens cotidianas.

- Os criminosos virtuais vão onde estão as oportunidades e tiram proveito de toda e qualquer vulnerabilidade. Embora a proteção de segurança esteja cada vez melhor na detecção de malware, os ladrões online estão cada vez mais espertos e furtivos na maneira como eles atacam nossos computadores - afirmou Brian Grayek, vice-presidente da unidade de negócios de Segurança da Internet da CA, em comunicado.

Em relatório divulgado esta semana, a CA prevê que entre as principais ameaças para 2008 estarão os ataques do tipo "botnet", que transformam o computador do usuário em armas em ataques pela rede, e as ações contra micros de amantes de jogos online, máquinas que em geral são mais potentes e menos protegidas.

A CA revelou ainda que datas muito importantes, como as eleições presidenciais dos Estados Unidos e as Olimpíadas em Pequim, em agosto, têm grandes chances de serem escolhidas por criminosos virtuais para ataques destrutivos ou roubo de informações.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 185 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal