Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/01/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

São Carlos e Araraquara registram 1.500 falsos seqüestros este ano


Mil e quinhentas pessoas foram vítimas do falso seqüestro este ano em São Carlos, a 231 km de São Paulo, e Araraquara, a 273 km da capital paulista. Os números assustam e impressionam até mesmo a polícia.

Apesar de já ser tão conhecido, o golpe continua fazendo muitas vítimas na região. Só em São Carlos, todos os dias pelo menos 20 pessoas procuram a Polícia Militar para denunciar a farsa. São histórias de medo e horror.

Uma dona de casa, que não quis ser identificada, disse que não teve como evitar o nervosismo quando recebeu a ligação dos bandidos dizendo que estavam com o filho dela. Eles pediram cartões de celular e, para convencê-la, até imitaram a voz do falso seqüestrado.

“Na hora você acredita que é mesmo. Você só pensa que estão com a pessoa e tudo”, disse a dona de casa. Depois de 30 minutos de nervosismo, ela descobriu que o filho estava no trabalho e a conversa foi encerrada.

Outro aposentado, que também prefere ficar no anonimato, entrou em contato com a polícia ao receber a ligação dos criminosos, que diziam estar com o irmão dele e exigiam R$ 10 mil, além de 500 cartões de celular. “Realmente é um trauma terrível”, disse a vítima.

A tenente Valéria da Silva, da Polícia Militar, diz que geralmente a família recebe uma ligação um dia antes. Os bandidos falam que a futura vítima sofreu um acidente e, assim, conseguem dados a respeito dos familiares.

Como proceder

A PM recomenda para quem receber a ligação manter a calma, encurtar a conversa e não passar dados da família. Também é preciso orientar as crianças a não passar informações da família e nem aceitar ligações a cobrar de números desconhecidos, principalmente do prefixo 21. Em seguida, a família deve tentar encontrar a pessoa que estaria seqüestrada.

A polícia recomenda ainda às vítimas denunciar o golpe pelo telefone 190, antes de atender qualquer exigência dos bandidos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 194 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal