Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/05/2006 - O Diário / 24 H news Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Combate à lavagem de dinheiro no país não só é a prisão dos criminosos


O foco de combate à lavagem de dinheiro no país não só é a prisão dos criminosos, mas a recuperação dos ativos (bens, direito e valores). De acordo com a procuradora da Fazenda Nacional Raquel Palmeira, como o fato deles estarem presos não impede que operem a organização criminosa, contratando laranjas, por exemplo, diz que a chave para acabar com a lavagem de capital é impedir que eles possam fazer uso do dinheiro ilícito.

'É como uma empresa, se não dá lucro, quebra. O governo quer combater o crime organizado retirando o dinheiro das facções ilegais. Para se ter idéia, dados indicam que a atividade criminosa movimenta 5% do Produto Interno Bruto do planeta'.

Para isso, ressalta que é importante haver capacitação dos agentes públicos, tanto em técnicas de investigação quanto conhecimento do sistema de recuperação dos ativos. Cita ainda a cooperação técnica entre órgãos estaduais, nacionais e de outros países. Isso porque, explica, quanto mais há demora para detectar a lavagem, mais difícil se torna a recuperação.

A procuradora diz, porém, que a atuação dos órgão públicos, como o Ministério Público Estadual (MPE) tem sido aperfeiçoada. Cita o exemplo, em Mato Grosso, da operação Arca de Noé, que culminou no seqüestro dos bens de João Arcanjo Ribeiro.

Raquel Palmeira também é coordenadora de Comunicação Institucional da Coordenação-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional.


Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 480 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal