Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/01/2008 - Maracajú News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sejusp alerta para golpes e crimes através da internet


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública alerta a população para não acessar links ou encaminhamentos de e-mails que utilizam o nome da Polícia Federal, Receita Federal e demais órgãos governamentais federais, estaduais e municipais. As falsas mensagens podem provocar a instalação de vírus espiões nos computadores e municiar de informações pessoais quadrilhas especializadas na aplicação de golpes financeiros.

De acordo com Michel Weiler, investigador da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul, é necessária cautela no acesso à Internet. A maioria dos golpes e das ciladas podem ser evitados se o usuário estiver atento. “Órgãos como a Polícia Federal, a Receita, ministérios, secretarias, prefeituras ou o Serviço de Proteção ao Crédito nunca entrarão em contato com a população através de e-mails. Qualquer mensagem relacionada, principalmente solicitando dados pessoais, só pode ser golpe”, alerta.

A partir de fevereiro, quando começa o período de declaração do imposto de renda, o volume de mensagens falsas aumenta. “É importante ficar de olho nessas mensagens, porque a Receita Federal não utiliza a internet para se comunicar com os contribuintes”, analisa o investigador, que acrescenta: “Além dessa tática, os golpistas utilizam como iscas programas de TV e acontecimentos sociais do momento. A tática é nunca abrir links relacionados nestes casos”, garante.

Prevenção

Um dos passos para evitar a ocorrência de e-mails maliciosos e golpes é evitar exposição pessoal demasiada. “Muita informação pessoal é prato cheio para golpistas. Aumenta a ocorrência de e-mails e alimenta de informações as quadrilhas especializadas”, alerta Michel Weiler.

A instalação de programas antivírus e anti-spyware é importante. “Muita gente pensa que basta instalar para estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-los regularmente. A prevenção é a arma mais eficaz. É necessário que os pais acompanhem o acesso de seus filhos à Internet, não permitindo a troca de informações e arquivos pessoais. E também ficar de olho nos e-mails com links, arquivos ou remetentes suspeitos. Na dúvida, é melhor não abrir.

Serviço

A Delegacia Virtual atende à população 24 horas por dia recebendo denúncias de todos os tipos de crimes, atendendo à população e auxiliando com informações sobre as ações da Polícia Civil. O site da Delegacia é www.pc.ms.gov.br/dv.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 214 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal