Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/12/2007 - ComputerWorld Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Spammers apelam para vídeos em HD para cometer fraudes com ações


Spammers que usam avalanches de spams para aumentar a cotação de ações começaram a integrar vídeos em alta definição às mensagens, na jogada mais recente de um esquema antigo que já se apoiou em imagens, PDFs e até áudios com vozes robóticas para enganar usuários, afirmou a Symantec nesta segunda-feira (24/12).

"O vídeo online tem cerca de 30 segundos com som bastante definido e qualidade de vídeo impressionante", notou Jitender Sarda, analista da Symantec, no blog da fabricante de segurança. "O vídeo parece um comercial legítimo usado para uma grande companhia", com analistas financeiros que falam sobre determinada ação em um programa financeiro sem nome.

Os spams parecem incentivar a compra de ações da Wave Uranium Holding, companhia que tem direitos de exploração de urânio no Arizona e de mineração em Utah. As ações da empresa são negociadas no Over The Counter Bulletin Board, onde papéis mais baratos e sem tanta movimentação estão.

"Acho que você gostaria de ver isto", começa o spam. "Seja o primeiro a aproveitar esta oportunidade. Dê uma olhada no vídeo de 60 segundos para começar."

Scams do tipo, chamados tecnicamente de "pump-and-dump" pela natureza rápida com que as ações são vendidas e retiradas do mercado, já incluíram imagens, discursos em áudio, documentos PDF e até planilhas do Excel para driblar ferramentas de segurança e convencer usuários a comprar os papéis.

Caso dê certo, o esquema pode ser altamente lucrativo. Em setembro, autoridades federais anunciaram que um grupo de spammers alegou ser culpado de múltiplas fraudes após lucrar mais de 20 milhões de dólares.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 217 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal