Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/12/2007 - MS Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dedfaz alerta para risco de golpes no fim de ano


A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações, Falsificações, Falimentares e Fazendários de MS (Dedfaz) avisa que consumidores e comerciantes devem ficar mais atentos a golpes com cheques furtados e documentos falsificados. O aumento no volume de vendas pode levar a negociações equivocadas, devido à pressa em concluí-las. A checagem apurada das informações é a principal dica da Polícia Civil para evitar prejuízos.

O crime mais comum é o estelionato. De posse de documentos falsificados ou adulterados o golpista tenta abrir crediário, contas em banco, fazer empréstimos no nome do titular do RG e do CPF. O mesmo acontece com cheques. A orientação da polícia é que toda pessoa que extravie ou tenha documentos e talonários furtados registre a ocorrência na delegacia de polícia ou pelo site www.pc.ms.gov.br, no B.O. eletrônico, suste todos os cheques e cancele o cartão de crédito.

Outra dica é avisar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) pelo telefone 3383-1599 e o Serasa pelo 2106-1200. Os dois serviços possuem um sistema de alarme que avisa ao consultor se o cheque ou CPF foram furtados. É mais uma forma para que o consumidor e o comerciante se protejam de golpes.

Checagem deve ser a palavra de ordem para o comerciante. Para a equipe da Dedfaz nunca é demais conferir os documentos apresentados. Pedir para ver a carteira de identidade e CPF para observar se há alguma falsificação grosseira é uma saída. Outra é, no caso de pagamento com cheque, exigir que a assinatura seja feita na hora, de acordo com o documento apresentado. Se ainda persistir dúvida deve-se recorrer aos serviços de proteção ao crédito e à polícia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 268 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal