Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/12/2007 - Correio da Bahia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Segurança/Nove pessoas são presas em operação contra a pirataria


Uma grande operação de combate à pirataria, à evasão de divisas e ao cambio ilegal na Bahia foi deflagrada ontem pela Polícia Civil, que desarticulou uma quadrilha que comprava dólares e euros de turistas no Centro Histórico de Salvador sem recolher impostos e investia o dinheiro na aquisição de produtos pirateados no Paraguai. Sob o comando do diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), delegado Arthur Gallas, cerca de 200 policiais cumpriram nove mandados de prisão em Salvador, em Feira de Santana e em Foz do Iguaçu, no Paraná, além de 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

Com o apoio do Centro de Operações Especais (COE) do Departamento de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI), a Operação Muralha teve início às 6 horas, com as prisões de Neilton Macedo Cerqueira, apontado como líder da quadrilha, Georgina Guimarães Novaes Leite e de Ivonete Silva Miranda, em Feira de Santana, e dos comparsas Roque Emanuel Martins da Silva, Marivaldo Souza Santos, o “Café”; Luiz Antonio Melo Bacelar, José Fernandes Barreiros e José Clarqson Dias Guimarães, em Salvador. No município paranaense de Foz do Iguaçu, policiais civis baianos prenderam Maria Madalena Alves Teixeira, esta responsável pelo transporte dos produtos contrabandeados do Paraguai para o Brasil.

Segundo informou a delegada Carmem Dolores Fernandez, que preside o inquérito policial, algumas casas de câmbio e doleiros estabelecidos no Centro Histórico de Salvador, sem autorização do Banco Central, forneciam moedas estrangeiras para Neilton que, por sua vez, remetia o dinheiro para Foz do Iguaçu, na divisa com Paraguai, através de pessoas contratadas como “mulas”. Ali, Maria Madalena Alves Teixeira repassava aos contrabandistas para a compra de mercadorias pirateadas no Paraguai, e que seriam revendidas em Salvador e em Feira de Santana, na Feiraguai.

Grupo especial - A polícia apreendeu com a quadrilha mais de R$300 mil, entre moedas nacional e estrangeiras, 15 computadores e 15 veículos. Neílton Macedo Cerqueira e os seus comparsas foram indiciados por crimes contra a propriedade industrial e contra a economia popular e por formação de quadrilha, ficando à disposição da 14ª Vara Crime, na carceragem da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (DREOF), no Complexo da Baixa do Fiscal.
Outros quatro integrantes do bando (Anderson Cerqueira de Lima, Flávio Evangelista dos Santos, George Marcel Guimarães Novaes Leite e Manoel Carlito Alonso Alonso), cujas prisões temporárias já foram decretadas, estão sendo procurados pela polícia.

A Operação Muralha foi o resultado de sete meses de investigação sobre a produção e a comercialização de produtos pirateados na Bahia, iniciada a partir da criação do Grupo Especial de Proteção à Propriedade Intelectual (GEPPI). De acordo com o delegado Arthur Gallas, desde a criação do grupo, em 3 de maio deste ano, cerca de 280 mil artigos “piratas” já foram apreendidos no estado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 647 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal