Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/12/2007 - Guarulhos Web Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Os Trojans bancários são uma das principais ameaças que os compradores on-line irão enfrentar neste Natal


Estes códigos maliciosos são designados para roubar senhas para acessar serviços de bancos on-line, plataformas de pagamento como PayPal, entre outros. Os Trojans bancários contabilizaram 18.59% das infecções de malware em 2007 e 24.10% das infecções causadas por Trojans.

"O número de transações on-line aumenta muito durante a época de Natal. Devido a isto, os ciber-criminosos também aumentam o número de criações em circulação para roubar o dinheiro dos usuários", explica Eduardo DAntona, Diretor-executivo da Panda Security.

Este tipo de malware trabalha de diversas formas, desde capturar as teclas digitadas no teclado até o re-direcionamento dos usuários a páginas falsas dos sites de bancos para conseguir dinheiro. Os compradores on-line devem certificar-se que o seu computador está livre de códigos maliciosos antes de realizar transações on-line.

Outra ameaça que os consumidores enfrentam durante a época de festas é o phishing: e-mails que simulam ser de uma entidade bancária ou de um serviço de compras on-line, mas que na verdade são falsos. Geralmente, é solicitado aos usuários que cliquem em um link e insiram os seus detalhes bancários. Entretanto, se eles fizerem isto, eles fornecerão os seus dados aos criminosos.

Os compradores on-line devem estar atentos visto que, de acordo com estimativas, a quantia media de dinheiro roubado das vitimas através de phishing e Trojans em 2006 foi de €6,383 1.

Além das transações on-line, o tempo gasto pelos usuários com jogos on-line como World of Worldcraft (WoW) ou Lineage também aumenta no Natal. Os ciber-delinqüentes sabem disto e por esta razão já começaram a lançar ataques para conseguir senhas para vídeo games.

"O motivo disto é o grande número de produtos e características extras disponíveis aos jogadores conforme eles avançam através dos jogos. Jogadores inexperientes estão dispostos a pagar por eles em fóruns, chats, páginas de leilões, etc. Isto é explorado pelos ciber-criminosos para gerar dinheiro de senhas roubadas dos usuários", explica DAntona.

Outra ferramenta que as pessoas irão usar massivamente neste Natal é a mensagem instantânea. Ciente disto, os criminosos vem trabalhando em meios de utilizar estes serviços para propagar as suas criações ao longo dos últimos meses.

Geralmente, o malware se propaga ao enviar links ou arquivos que parecem ter vindo de um dos contatos do usuário. Entretanto, se alguém clicar no link ou executar o arquivo, também será infectado.

"Os usuários devem seguir este simples conselho: nunca clique em um arquivo ou link antes de verificar quem está enviando. Para fazer isto, apenas pergunte ao seu contato se ele está enviando algo a você", explica DAntona.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 249 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal