Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/12/2007 - pernambuco.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF já prendeu 70 pessoas na Operação Rapina


A Operação Rapina desencadeada nesta quinta-feira pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no Maranhão já prendeu 70 pessoas, sendo seis prefeitos e vários secretários municipais. Foram presos os administradores das cidades de Araioses, Oxixá, São Luiz Gonzaga, Governador Nilton Belo, Tumtum e Tufilândia.

Ainda restam cumprir 30 dos 100 mandados de prisão expedidos. Os policiais também estão cumprindo outros 140 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em desviar verbas públicas no Maranhão. Foram mobilizados aproximadamente 600 policiais federais, lotados nos estados do Maranhão, Piauí, Pará, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Amapá, Roraima, Rondônia e Amazonas.

As investigações, iniciadas em janeiro de 2006, revelaram que o grupo criminoso fraudava licitações, utilizava notas fiscais falsas e empresas de fachada para obter vantagem nos processos licitatórios financiados pela União por meio de convênios, fundos e planos nacionais. O grupo era formado por empresários, prefeitos, secretários municipais, membros das comissões de licitação e contadores.

Segundo estimativa da Polícia Federal, em 10 anos a organização criminosa movimentou cerca de R$ 1 bilhão em recursos federais.

As ações ocorrem em 14 municípios no Maranhão e três no Piauí. Participam da operação, 22 analistas da CGU. Os presos responderão por falsificação de documentos, falsidade ideológica, peculato, estelionato, formação de quadrilha, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 262 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal