Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


AFD SUMMIT

A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

19/10/2017 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe usa jogo Minecraft para enganar usuários do Android


Se você é fã do jogo Minecraft ou conhece quem seja, fica o alerta. A Symantec, empresa especializada em segurança digital, encontrou oito aplicativos dentro da loja Google Play com riscos para o usuário. Os softwares maliciosos tiveram como foco principal os Estados Unidos, mas o Brasil também foi afetado.

De acordo com a companhia, os programas ofereciam opções para o jogador modificar personagens do Minecraft: Pocket Edition. No entanto, se tratavam de malwares capazes de transformar o smartphone em um botnet, uma espécie de zumbi que é programado para executar tarefas e comandos sem que o usuário tenha conhecimento, revelou em um comunicado divulgado ontem (18).

"Até agora identificamos pelo menos oito desses aplicativos, com uma base de instalação variando de 600 mil a 2.6 milhões de dispositivos. Este malware aparece principalmente visando usuários nos Estados Unidos, mas também tem presença na Rússia, Ucrânia, Brasil e Alemanha", informou a empresa.

Em alguns testes feitos pela Symantec, foi detectado que esses programas maliciosos tinham práticas aparentemente destinadas a gerar receita com publicidade em anúncios. Apesar disso, em nenhum momento os anúncios apareciam para os usuários. Os aplicativos conseguiam se conectar a um servidor de controle e por meio deles os celulares se conectavam a uma rede responsável por receber esses anúncios automaticamente. Com isso, as "visualizações" poderiam ir sendo feitas e resultando em futuros lucros.

A empresa informou que notificou o Google Play no dia 6 de outubro e este informou que todos foram removidos da loja virtual.

Como dicas de segurança, a Symantec sugere: manter o sistema operacional do seu celular atualizado, evitar baixar aplicativos de fontes e sites desconhecidos, reforçar a atenção em relação às permissões solicitadas pelo aplicativo na hora da instalação, ter um aplicativo de segurança para o celular e fazer backups regularmente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 67 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal