Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/12/2007 - ansalatina Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Supremo confirmou libertação dos ex-banqueiros Peirano


MONTEVIDÉU, 11 DEZ (ANSA)- A Suprema Corte de Justiça uruguaia confirmou a decisão do tribunal de apelações que decretou a libertação dos ex-banqueiros Jorge e José Peirano Basso, presos há cinco anos por fraude e esvaziamento de instituições financeiras, enquanto esperam a conclusão de um processo de extradição ao Paraguai.
O tribunal considerou que o tratado de extradição, no contexto do Mercosul, não tem uma cláusula que proíba a liberdade das pessoas.
A juíza Graciela Gatti havia concedido em 30 de maio a liberdade a Jorge, José e seu irmão Dante, ainda que apenas esse tenha sido solto após terem pagado uma fiança de US$ 250 mil cada um.
Os irmãos Peirano Basso foram processados e presos em 8 de agosto de 2002 por participação na quebra e posterior esvaziamento dos bancos Montevideo, Caja Obrera e Trade and Comerce Bank, com manobras de mais de US$ 800 milhões.
Cumpriram o último período de prisão na penitenciária La Tablada, nas proximidades de Montevidéu, e antes disso estiveram na Penitenciária Central, localizada no mesmo edifício da Delegacia de Polícia, no centro da capital.
Os banqueiros são acusados de "fraude, simulação, violação de normas estatutárias e associação criminosa".
Em dezembro de 2006 foram autorizados a passar as festas de final de ano com suas famílias e desde janeiro tinham 48 horas semanais de liberdade provisória.
Junto aos irmãos Peirano também foi processado seu pai, o ex-chanceler uruguaio Jorge Peirano Faccio, que morreu na prisão, enquanto outro de seus irmãos, Juan, espera ser extraditado pelo mesmo motivo aos Estados Unidos. (ANSA)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 273 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal