Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/12/2007 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação contra kit gás falso prende 22

Por: Alícia Uchôa


Vinte e duas pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (11) na Operação GNV. De acordo com a polícia, três continuam foragidas. Segundo a polícia, a quadrilha vendia os kits gás roubados por R$ 400 como se fossem produtos novos e as lojas repassam aos clientes por cerca de R$ 1,2 mil, para arcar com custos da falsa homologação e notas frias. À maioria dos consumidores, o kit era vendido como se fosse novo. Os criminosos agiam em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

"A investigação começou com uma determinação da chefia de polícia para coibir o roubo de carros. Foi então que foi descoberto roubo para aproveitamento do kit gás", explicou o chefe da Polícia Civil Gilberto Ribeiro.

Operação com 180 homens de 23 delegacia

Ao todo, participaram da operação 180 homens de 23 delegacias. Segundo a polícia, a fiscalização das homologadoras credenciadas para emitir o selo de qualidade dos kits é de responsabilidade do Denatran e do Inmetro.

"Não dá ainda para calcular os prejuízos aos cofres púbicos, mas certamente foi uma quantia milionária, porque o desconto do IPVA é de 75%, sem contar que se adquire um kit gás sem pagar ICMS", detalhou o delegado Flávio Brito, da 54ª DP (Belford Roxo). Ele lembrou ainda que, hoje em dia, no estado do Rio, a maioria das seguradoras não fazem seguros de veículos com kit gás por sabem da procura dos bandidos.

Empresários e até consumidores presos

De acordo com Brito, a maioria das homologadoras que emitiam certificados falsos não eram credenciadas, mas as investigações comprovaram conivência também de funcionários de empresas autorizadas pelo Inmetro.

Flávio disse ainda que prendeu quatro consumidores que compraram produtos sabendo das notas falsas, além de empresários, donos de oficinas e ladrões de carros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 311 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal