Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

08/02/2017 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

WhatsApp dá R$ 15 em créditos para celular? Não, é um novo golpe!


O link malicioso da vez no WhatsApp promete R$ 15 em créditos para celular se você clicar nele e seguir os passos sugeridos pelos criadores do "phishing" (fraude eletrônica). Em apenas 24 horas, mais de 300 mil pessoas já foram afetadas, segundo as empresas de segurança digital PSafe e Kaspersky.

O golpe começa com uma mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo do WhatsApp convidando a pessoa a clicar no anúncio da promoção. O falso aviso também induz o usuário a compartilhar o link com seus amigos e grupos para que assim possa "receber os créditos".

Depois a vítima do golpe é redirecionada para uma página que pede o número do seu celular. A partir desse momento, a pessoa é cadastrada em um serviço pago de SMS. O golpe ainda orienta que o usuário, caso não tenha acesso imediato aos créditos, tente novamente após 15 minutos.

O ataque, que possui até falsos comentários elogiando e recomendando a oferta, pode expor ou roubar os dados dos usuários, além de causar perdas financeiras com o SMS pago e indesejado.

Para não se tornar uma vítima desse e outros golpes, recomenda-se o uso de um aplicativo antivírus com a função "antiphishing" capaz de analisar e bloquear as ameaças já existentes. E mantenha-o sempre atualizado. Ah, e não clique em, nem compartilhe, mensagens com promessas esquisitas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 202 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal