Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/11/2016 - Capital Teresina Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Um empresário e dois médicos são presos por fraude de energia elétrica

A ação aconteceu no município piauiense de Oeiras

Em operação de fiscalização realizada pela Eletrobras Distribuição Piauí em parceria com o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), foram presos um empresário e dois médicos suspeitos dos crimes de desvio de energia elétrica.

A ação teve início nessa quinta-feira (03) na cidade de Oeiras onde foi preso em flagrante o empresário do ramo de motéis, por desvio de energia. No local foram encontrados 16 condicionadores de ar, 16 frigobares e televisores, todos os equipamentos instalados com carga desviada do equipamento de medição da unidade consumidora fiscalizada. A energia total desviada chega 219 MWh, o que equivale ao um prejuízo de R$ 157 mil aos cofres da empresa.

A Operação seguiu na manhã de hoje (04) na cidade de Picos e resultou na prisão de dois médicos também pelo crime de desvio de energia. A Distribuidora já monitorava através de seu sistema comercial as divergências entre o histórico de consumo e a carga instalada nas duas residências.

Segundo o gerente do Departamento de Medição e Combate às Perdas, Renan Carvalho, cerca de 18% da energia que é distribuída acaba sendo perdida em decorrência de desvios e fraude, principalmente em estabelecimentos comerciais.

A Empresa possui um convenio com a Polícia Civil do Estado, para atuação em parceria com os setores de segurança e fiscalização da Eletrobras Distribuição Piauí, com apoio do núcleo de inteligência da Polícia Militar. “A parceria com a polícia tem sido fundamental no combate aoss de desvio e furto de energia. Somente este ano já somam mais de 16 prisões efetuadas de pessoas envolvidas com tais práticas”, afirma Renan.

Desvios e Fraudes de Energia

O desvio de energia é caracterizado quando a energia é ligada diretamente da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da Distribuidora. Já a fraude acontece quando é realizada qualquer ação para adulterar o funcionamento do equipamento de medição instalado, que passa a registrar apenas parcialmente o consumo de energia . Ambos configuram crimes previstos no Código Penal, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 185 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal