Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

04/11/2016 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Combate à fraude e o aumento da produtividade melhoram a economia

Por: Gustavo Girotto


Crimes contra a ordem econômica, invariavelmente, representam um grande dano à sociedade. A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) reuniu, hoje (3/11), no Hotel Renaissance (SP), especialistas para debater o tema.

Marco Antônio Gouveia, diretor de Risco na Fidelity Information Services, enfatizou que uma forma de prevenção à fraude é fazer autenticação dos processos. "Toda operação financeira de qualidade envolve processo, tecnologia e pessoas. Identificar a fraude no mundo transacional requer um customer service eficiente. É preciso ter uma visão 360º do seu macrofluxo, com sinergia das operações, para minimizar fraudes em sua empresa", explicou.

Para Fábio Moraes Benedito, executivo do Bradesco, que trabalha no setor de Prevenção à Fraudes Eletrônicas da instituição, o problema é sério. "A cada 14,8 segundos o consumidor está sujeito à fraude, segundo dados do Serasa. Antecipar a prevenção e combate à fraude é um desafio", ressaltou. Benedito exibiu uma matéria jornalística, gravada no Centro da capital paulista, que evidenciou o quão fácil é obter um documento falso. "As inúmeras formas de confecção de um RG, que envolve 50 diferentes formas de denominação de UF, 70 brasões diferentes, 250 órgãos emissores, 180 institutos de identificação, 700 formatos para o número do RG, 420 datas de expedição, 560 formatos de data de nascimento, 420 formatos de CPF, 1700 assinaturas de diretores são elementos que impõem variáveis complexas na detecção. Temos um departamento integrado que trabalha na prevenção, sendo a biometria uma grande aliada no processo. É um desafio diário", pontuou o executivo, mencionando que "quanto mais enriquecida a base de dados de uma instituição, melhor será seu processo de prevenção".

André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimentos, disse que também em corretoras há riscos de fraudes e o combate é um desafio. Sua palestra focou o tema “Precificando Temer: a origem econômica da crise política brasileira''. "Temos o salário real apontando para baixo, o PIB caindo e um dos principais problemas gerados pelo governo Dilma foi o aumento da inflação. A PEC, agora do atual governo, trabalhará com ajuste e corte de gastos públicos, mas vejo a possibilidade de aumento de tributos e o PIB crescendo lentamente. O cenário de curto prazo mostra o desemprego ainda subindo e as famílias praticamente sem renda. Isso está queimando poupança da população. O dado positivo é que a confiança dos empresários subiu, mas a ociosidade da indústria nunca esteve tão elevada", analisou.

Para o economista-chefe da Gradual Investimentos, o governo aposta suas fichas que haverá uma melhora muito significativa do investimento e, assim, teríamos uma recuperação geral da economia ancorada na confiança. "De fato a ociosidade da indústria permite-nos imaginar um crescimento não inflacionário, mas justamente essa ociosidade mina a eficiência marginal do capital e impede novos investimentos. A queda de custos produção, notadamente salários reais e custo de capital, podem criar um efeito tonificante nos investimentos, mas sem demanda para acompanhar acreditamos que será uma recuperação lenta do nível produtivo", ressaltou.

Perfeito descontraiu que, com uma taxa de juros alta, todo mundo vira gênio no mercado de capitais. "Quando você começa a cortar juros, o investidor, para ter mais rentabilidade, busca o risco no mercado. O que quero dizer é que, para ganhar dinheiro no Brasil, vai ficar mais difícil e isso é bom. A queda de juros melhora o preço dos ativos e isso obriga o investidor a buscar alternativas na economia real", finalizou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 192 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal