Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

21/02/2014 - Folha do Sertão Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia desarticula esquema de falsificação e documentos e compras ilegais na PB


A Polícia Civil, por meio da Delegacia da cidade de Ingá, no Agreste paraibano, realizou na tarde desta quinta-feira (20) a prisão de três pessoas acusadas de falsificar documentos e montar um esquema criminoso de empréstimos e compras de bens. As investigações foram conduzidas pelo delegado de Ingá, Erilberto Maciel, com apoio da 9ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), sediada na cidade de Itabaiana. A ação policial recebeu o nome de ‘Operação RG’.

Foram presos em flagrante Francinaldo Oliveira de Sousa, funcionário da Prefeitura de Ingá e cedido à Comarca da Promotoria do município, além de outros dois homens, um deles também ligado à Promotoria. Eles utilizavam nomes falsos para a confecção de documentos. Na posse do material, o grupo ia até agências bancárias para fazer empréstimos de altos valores e com o dinheiro comprava veículos, imóveis e outros bens, que eram repassados para terceiros, como agiotas, por exemplo. A Polícia ainda investiga a participação de outra pessoa no esquema.

O grupo usava na maioria dos documentos o nome de ‘Pedro Cardoso’. A identidade fictícia tinha cartões de crédito e débito de várias agências bancárias, titulo de eleitor, CPF, registro de nascimento, carteiras de motorista e até declarava imposto de renda. Três foram presos em flagrante, no momento em que tentavam resgatar mais um documento falso no prédio da Prefeitura de Ingá, e um está foragido. Outros nomes utilizados por eles eram ‘Júlio César Baracho’ e Marcelo Baracho‘.

“Surgiu a suspeita de que algo estava errado com esse cidadão chamado ‘Pedro Cardoso’ e então começamos com as investigações, que nos levaram a esse esquema criminoso, no qual os envolvidos forjavam documentações variadas para adquirir bens, e isso foi ganhando tais proporções que descobrimos que ele tem ligações até com pessoas nos Estados Unidos. Só nesta semana, ‘Pedro’ fez um empréstimo na Caixa Econômica Federal no valor de R$ 30 mil e com esse dinheiro iria financiar dois carros em uma concessionária em João Pessoa. Nessa organização criminosa nada era pago, eles não pagavam as prestações e repassavam para outras pessoas, revendiam. O grupo era articulado em vários tipos de fraudes, por conta do uso de diversas identidades”, disse o delegado.

Durante entrevista coletiva, Erilberto Maciel também revelou que as investigações continuam. “Estamos recolhendo depoimentos, buscando mais informações. Os dados apontam que o chefe do esquema é servidor do Estado e está à disposição da Assembleia Legislativa”, disse.

Na residência de um dos presos, no bairro dos Estados, em João Pessoa, a Polícia apreendeu um vasto material, como cédulas de identidade, CPF e outros documentos em branco, dinheiro, cheques e boletins de ocorrência por extravio de documentos. “O patrimônio dos envolvidos é muito grande, porém não é guardado, é negociado. O grupo é formado por falsários que utilizam do crédito para cometer crimes em várias cidades do Estado”, comentou o delegado.

Em nota, a Procuradoria Geral de Justiça da Paraíba ( PGJ) esclareceu que Francinaldo Oliveira de Sousa já foi devolvido à Prefeitura de Ingá e tinha função de motorista, por isso não tinha acesso a processos e documentos relacionados à atuação da Promotoria de Justiça de Ingá.

Os três presos em flagrante vão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, porte de documento falso e tráfico de influências. Dois já foram transferidos para a Cadeia de Ingá e um aguarda na carceragem da Delegacia da cidade. Agora os três seguem à disposição da Justiça.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 261 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal