Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

23/02/2014 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Plataforma upMiner pode colaborar na redução de fraudes em cartões de crédito

Por: Andréa Pires


A cada dia mais consumidores e estabelecimentos comerciais estão substituindo os meios de pagamento, aumentando desta forma as transações com cartões de crédito e débito. Segundo recente levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – Abecs, 2014 terá um crescimento de 17,1% nessas transações, o que levará a um valor transacionado de aproximadamente R$ 1 trilhão.

Se por um lado é uma ótima notícia, já que a tecnologia está a favor do consumidor e da economia, por outro é algo preocupante. Isso porque com uma maior utilização de cartões, consequentemente, haverá um aumento nas diversas artimanhas criadas por criminosos.

No Brasil, 33% dos consumidores dizem que já foram vítimas da fraude em cartões, o que coloca o país em 7º lugar no ranking de fraudes com cartões, de acordo com uma pesquisa realizada em 17 países, com prejuízos que ultrapassam R$ 1 bilhão. Mais especificamente em São Paulo, o Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper -, constatou que a fraude com cartões de crédito cresceu 327% nos últimos 10 anos.

Mas como é possível evitar ou, pelo menos, se prevenir deste tipo de ação criminosa?

Eduardo Tardelli, diretor da upLexis, destaca que a tecnologia pode e deve ser empregada para combater crimes. “Nossa atuação é justamente em oferecer ao mercado serviços inteligentes de consultas automatizadas que garantem o acesso às inúmeras informações de fontes públicas e privadas de dados disponíveis na Web, apresentando-os de maneira simples e objetiva ao usuário, por meio da solução upMiner”, explica.

Existem algumas medidas importantes, tais como na liberação do cartão de crédito pelas operadoras no momento de uma compra, deve haver uma validação prévia do perfil da pessoa física ou jurídica, inclusive do limite do crédito antes da aprovação. Já em uma validação online (e-commerce), alguns dados são fundamentais para garantir que não haja fraude de identidade, principalmente com a confirmação de dados cadastrais e informações adicionais que possibilitem ratificar que o comprador é mesmo quem diz ser.

Desenvolvida pela própria upLexis, a plataforma upMiner é altamente empregada para evitar fraudes diversas, principalmente no que tange a verificar identidade falsa, histórico da pessoa, validação de dados em um processo de cadastro, concessão de crédito, localização de pessoas/devedores, entre outros. “Como exemplo, o usuário pode agregar os dados vindos dos relatórios da Serasa com aqueles extraídos de fontes públicas como Receita Federal, fazer consultas com identificador de CPF ou de CNPJ e acesso a mais de 140 milhões de processos judiciais”, explica Tardelli.

Para finalizar, o executivo afirma que os resultados na diminuição de fraudes são visíveis quando utilizada a ferramenta upMiner, devido a sua diversidade e a quantidade de fontes de consulta, cerca de 200 fontes distintas.

Sobre a upLexis (www.uplexis.com.br)

A upLexis é uma organização orientada ao provimento de soluções tecnológicas relacionadas à aquisição, organização, acesso e descoberta de informações de alto impacto nos processos de negócios corporativos. Formada por uma rede mundial de especialistas, a upLexis reúne profissionais de talento e competências singulares para a produção de tecnologia aplicada em processos práticos corporativos relacionados à gestão do conhecimento e subáreas. O produto proporciona condições para a tomada de decisão executiva e empresarial, que visa gerar benefícios finais como redução de custos, ganhos de produtividade, exploração de novas oportunidades e aumento de lucratividade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 354 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal