Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

14/02/2014 - JB Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Hackers usam falsas promessas de ingressos para Copa para roubar dados

E-mails com falsos prêmios e promoções relacionados ao mundial roubam dados bancários e outras informações pessoais.

A Copa do Mundo está sendo usada como isca para ameaças à segurança na internet. Os fraudadores aproveitam eventos esportivos, reality shows, escândalos de celebridades e qualquer outro acontecimento popular para roubar informações de usuários e espalhar vírus em computadores e outros dispositivos.

Com a proximidade da Copa do Mundo, golpes que se beneficiam do evento estão entre os mais difundidos no Brasil, segundo a empresa de soluções de segurança Symantec. “Ameaças relacionadas à Copa do Mundo afetam também todos os usuários do mundo. Elas já foram propagadas na África do Sul, na Rússia e em países europeus”, comenta o especialista de segurança da companhia Nelson Barbosa.

As ameaças prometem entradas grátis para os jogos do mundial e até um carro ao vencedor de um sorteio, mas na realidade, os internautas têm o computador comprometido ou são levados a instalar um Cavalo de Troia, que permite ao golpista roubar dados pessoais.

Em um exemplo de ameaça, um e-mail informa que o usuário ganhou um par de ingressos para a Copa. Ao clicar no link dentro do e-mail, o usuário é direcionado a uma URL que faz o download do eTicket.rar. Esse arquivo desencadeia um Cavalo de Troia que vai roubar informações financeiras e enviá-las a um criminoso.

Em outro exemplo, um e-mail utiliza a marca Cielo e uma promoção falsa para atrair os usuários. Ao clicar no botão da promoção, uma página de phishing solicita o nome, data de nascimento e CPF do usuário. Depois de passar essas informações, o internauta é direcionado a outra página que vai pedir seus dados bancários.

Para não cair nas armadilhas relacionadas à Copa do Mundo, é importante não compartilhar informações pessoais e confidenciais, ficar atento a qualquer link suspeito e usar fontes idôneas para buscar dados relacionados ao evento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal